Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e queda de granizo no interior e litoral de SP
Previsão é de tempo abafado e de precipitações em grande parte das regiões Sudeste, Norte e Nordeste até o fim do mês

Nesta quarta-feira, 8, antes de sair de casa, não esqueça o guarda-chuva. Pancadas fortes de chuva, granizo, raios e ventos são as condições previstas para todo o estado de São Paulo até o próximo domingo, 12. A Defesa Civil emitiu alerta para a Baixada Santista, no litoral, e para o Vale do Ribeira, no interior. Há a recomendação para as pessoas sempre procurem locais abrigados na hora da chuva, para não colocarem em risco a própria segurança. A boa notícia é que apesar da forte intensidade, os pancadões serão de curta duração, como o temporal típico de verão, que caiu nesta terça-feira, na capital paulista. Mesmo rápido, causou estragos, principalmente na Zona Leste da cidade, onde o vento derrubou árvores e destelhou casas.
Litoral paulista
Nos últimos quatro dias, choveu muito no litoral paulista, principalmente em São Vicente, na Baixada Santista, onde o acumulado foi de 138 mm. O solo está encharcado e há riscos de desmoronamento. No litoral norte, o acumulado das precipitações não chegou a metade do que foi registrado em São Vicente. Desde 2023, quando as chuvas destruíram as praias de São Sebastião, o mau tempo deixa a população muito apreensiva, com a possibilidade que uma tragédia similar se repita. Na época, 64 pessoas morreram e 704 famílias perderam as casas. Há muitas casas ainda em áreas de risco na região.
Norte e Nordeste estão sob influência de perturbações climáticas
Para o Norte e o Nordeste também á possibilidade de chuvas intensas, de 200 mm. Pará, Acre, Piauí , Maranhão, sul da Bahia e leste do Amazonas, há previsão também de ventos fortes, de até 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia aponta para risco de corte de luz, quedas de árvores e enchentes.
A região está sujeita à perturbação atmosférica, conhecida como Oscilação Madden Julian, que propaga chuvas tropicais. Trata-se de um fenômeno que se origina no Oceano Índico e se expande para os Oceanos Atlântico e o Pacífico, influenciando o clima de todo o planeta. A influência tem o potencial de provocar chuvas no Norte e Nordeste até o fim de janeiro.