Cubatão ganha selo de Cidade Verde
São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de municípios reconhecidas pela ONU, pelos planos de fomento ambiental

Município da Baixada Santista, Cubatão ganhou destaque internacional por ser um dos locais mais poluídos do mundo, na década de 1980. As más condições eram tão acintosas que virou cenário de um dos grandes hits da época, do escrachado grupo Premeditando Breque. Com o título Lua de Mel, a música conta a história de um casal que escolhe Cubatão para passar as núpcias, que seriam “no embalo das tosses” e com “um mutante a cantar”. O Local, que parecia condenado, atualmente é referência em transformação ambiental, a ponto de ganhar o Selo de Cidade Verde do Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU), mais conhecido como Tree Cities of the World, em parceria com a Arbor Day Foundation.
Além de Cubatão, outras 12 cidades paulistas também receberam a certificação. Com isso, São Paulo se destacou com o estado brasileiro com o maior número de municípios contemplados. A certificação reconhece cidades que desenvolvem e implementam políticas públicas eficazes de manejo de florestas urbanas e naturais, promovendo a arborização como ferramenta de melhoria da qualidade de vida. O selo é resultado de ações como o Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas verdes, além de projetos habitacionais que preservam ecossistemas como manguezais e restingas.
As premiadas
- São Paulo (13 cidades) – Cordeirópolis, Cubatão, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e São Paulo (capital)
- Paraná (5 cidades) – Cianorte, Ivaiporã, Marialva, Paranaguá e Pinhais
- Paraíba (3 cidades) – João Pessoa (capital), Cabedelo e Campina Grande
- Mato Grosso do Sul (2 cidades) – Campo Grande (capital) e Três Lagoas
- Rio de Janeiro (2 cidades) – Niterói, Nova Friburgo
- Minas Gerais (2 cidades) – Belo Horizonte (capital) e Juiz de Fora
- Rio Grande do Sul (2 cidades) – Porto Alegre (capital) e Rio Grande
- Ceará (1 cidade) – Itapipoca
- Alagoas (1 cidade) – Arapiraca
- Goiás (1 cidade) – Goiânia (capital)
- Pernambuco (1 cidade) –
- Recife (capital)
- Piauí (1 cidade) – Teresina (capital)
Leia:
+https://preprod.veja.abril.com.br/brasil/incendio-atinge-industria-e-libera-produto-toxico-em-cubatao/
+https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/radar/brasil-e-alemanha-estudam-criacao-de-hub-de-hidrogenio-verde-em-cubatao