O que explica a conexão entre cães e humanos?
Há 20 anos, VEJA destacava em sua capa um especial que explicava cientificamente os diversos benefícios que o contato com bichos de estimação tem sobre o homem. Uma pesquisa recém-publicada na Science comprovou que a forte ligação vem de uma ferramenta muito conhecida de comunicação: o olhar
TBT 24 DE NOVEMBRO DE 2004 | “Dez mil anos de amizade: esse é o tempo comprovado da aproximação de homens e cães”.
Os seres humanos não só se cercam cada vez mais de animais de estimação como os tratam de fato como membros da família, com direitos idênticos a alimentação, saúde, bem-estar, afeto.
Há exatos vinte anos, uma reportagem de VEJA destacava em sua capa a relação entre o homem e seus companheiros de estimação e explicava cientificamente o poder que o contato com as espécies animais tem sobre nós, meros mortais.
“Pesquisas demonstram que crianças que têm um bichinho por companhia desenvolvem mais rapidamente suas habilidades cognitivas e socioemocionais: as mascotes incentivam a comunicação e a responsabilidade dos filhotes humanos e facilitam sua convivência com os demais membros de seu grupo”, dizia o texto.
Essa conexão se explica por uma ferramenta poderosa e muito conhecida de comunicação: o olhar.
Uma pesquisa publicada na Science comprovou que, quando humanos e cães se olham nos olhos, ambos também experimentam um aumento nos níveis de oxitocina, intensificando a sensação de conexão.
O impacto dos cães na saúde mental humana é fascinante e abrangente, englobando desde a redução de sintomas de estresse até o apoio em quadros mais graves.
Estudos mostram que crianças hospitalizadas sentem menos ansiedade após interações com cães, enquanto veteranos de guerra apresentam uma significativa redução nos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático com o apoio emocional dos bichos.
Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição antiga no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.