Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O dândi do sertão: Quem é Flavio Capitulino

Paraibano, o galerista saiu do sertão nordestino para vencer e restaurar quadros de pintores como Picasso

Por Da Redação Atualizado em 10 dez 2018, 14h12 - Publicado em 18 fev 2018, 12h43

Flavio Capitulino nasceu em Sousa, no agreste da Paraíba, e se mudou para Paris com apenas 80 dólares no bolso. Na Europa, foi de faxineiro a dançarino de lambada nas ruas, até chegar a restaurador de obras de arte, sua profissão atual.

O dândi do sertão começou essa carreira por acaso: restaurando o pé de uma mesa de uma madame francesa. De boca em boca, conquistou fama e abriu o próprio ateliê. Sem arrancar grandes admirações por colegas brasileiros, por falta de informação, chegou a reformar grandes quadros do pintor Picasso.  Hoje, Capitulino fatura até 20.000 euros (cerca de 80.000 reais) por mês e faz questão de viver uma vida de estilo extravagante na cidade onde cresceu, Campina Grande, também no sertão da Paraíba.

Com terninho colorido e juba esvoaçante dourado-cajá, ele causa rebuliço ao saltar de seu BMW conversível para visitar o tradicional reduto popular. Escoltado por um segurança, esse Michael Jackson do sertão é parado para fazer selfies. “Você é o orgulho da Paraíba”, diz um fã.

Quando um desinformado pergunta a outro quem é o exótico conterrâneo, nota-se que a fama pode ser um troço meio maluco: “Não conhece? Ele restaurou quadros de Sheiquispi (sic)”. Até onde se sabe, o bardo inglês William Shakespeare (1564-1616) nunca pintou um quadro. Mas, se algo tão improvável viesse a ser descoberto, não destoaria em nada dos detalhes inacreditáveis da biografia de Flavio Capitulino.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.