Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Artistas pedem atenção às empresas que usam seus trabalhos para treinar IA

Abaixo assinado digital envolve milhares de organizações do mundo inteiro, incluindo o Brasil, e já conta com mais de dez mil endossos

Por Da Redação 22 out 2024, 13h16

Mais de 11.500 pessoas envolvidas na indústria criativa mundial assinaram uma declaração alertando empresas de inteligência artificial que o uso não autorizado de seus trabalhos para treinar ferramentas digitais representa um perigo para seu sustento — e o número está aumentando. A Human Artistry Campaign está trabalhando para garantir que a IA funcione para músicos, artistas e outros criadores, e não contra eles.

“O uso não licenciado de obras criativas para treinar IA generativa é uma grande e injusta ameaça aos meios de subsistência das pessoas por trás dessas obras e não deve ser permitido”, diz a declaração no alto do abaixo assinado digital. Entre as assinaturas destacadas no início do documento estão as de Björn Ulvaeus, ex-integrante do Abba; o romancista Kazuo Ishiguro, a atriz Rosario Dawson, Robert Smith, da banda The Cure; a escritora Philippa Gregory e o escritor Harlan Coben.

O organizador da carta, o compositor britânico e ex-executivo de IA Ed Newton-Rex, declarou ao jornal que as pessoas que ganham a vida com trabalho criativo estão “muito preocupadas” com a situação. Newton-Rex trabalhou na Stability AI, mas saiu no ano passado por discordar da política da empresa de tecnologia quanto ao uso de trabalhos artísticos para treinar suas ferramentas de IA sem o devido cuidado.

Os membros da Human Artistry Campaign incluem a National Independent Talent Association (NITO), a RIAA, SAG-AFTRA, Artists Rights Society, a NMPA, a Society of Composers and Lyricists, Music Publishers Canada, PRS for Music, e muitas outras organizações que representam criadores. Do Brasil, estão representadas Pro-Música Brasil e UBC Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.