Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em discurso, Barroso destaca papel do STF em prol de minorias

Ao tomar posse como presidente da Corte, magistrado defendeu 'diálogo' entre poderes, em meio ao atrito com o Congresso por pautas como o marco temporal

Por Da Redação Atualizado em 28 set 2023, 18h44 - Publicado em 28 set 2023, 16h22

O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse nesta quinta-feira, 28, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado assumiu o comando da Corte em sessão solene, com a presença de autoridades do Congresso e do governo, como o presidente Lula, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o do Senado, Rodrigo Pacheco. Com cirurgia no quadril marcada para sexta, Lula usou máscara de proteção durante a solenidade.

O ministro Edson Fachin tomou posse como vice-presidente da Corte e terá a missão de dividir com Barroso os plantões do Supremo.

Em meio ao atual atrito entre o Congresso e o Supremo – o Senado aprovou na quarta-feira o marco temporal, considerado inconstitucional pelo STF uma semana antes –, Barroso usou seu discurso para defender o diálogo entre os poderes, que ele prometeu “intensificar”, e destacar que “não existe poder hegemônico”. “Conviveremos em harmonia“, disse o novo presidente da Corte para Pacheco.

Barroso, no entanto, também aproveitou sua fala para destacar a atuação em prol das minorias, citando decisões favoráveis às mulheres, aos negros, à população LGBTQIA+ e aos povos indígenas, destacando que essas não não causas “progressistas”, mas causas da “humanidade”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.