Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Três anos depois, Brexit custa £100 bilhões por ano à economia britânica

Análise pinta um quadro sombrio dos danos causados, desde falta de mão de obra a falta de investimentos empresariais

Por Da Redação
31 jan 2023, 08h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brexit está custando à economia do Reino Unido cerca de 100 bilhões de libras por ano (equivalente a mais de 600 bilhões de reais), com efeitos que passam desde investimentos empresariais até a capacidade de empresas de contratar trabalhadores. A análise, que pinta um quadro sombrio dos danos causados, foi publicada pela Bloomberg Economics na segunda-feira 30, três anos depois que a saída do Reino Unido da União Europeia entrou em vigor.

    Segundo Ana Andrade e Dan Hanson, economistas que participaram da análise, a economia é 4% menor do que poderia ter sido, com o investimento empresarial diminuindo significativamente e o déficit de trabalhadores aumentando.

    O fraco desempenho é parcialmente explicado pelo investimento empresarial, uma vez que as empresas suspendem as decisões de gastos devido à incerteza sobre o que significaria a vida fora da UE. Já no âmbito da força de trabalho, a análise estima que há 370.000 trabalhadores da UE a menos empregados no Reino Unido do que haveria se o país tivesse permanecido no bloco.

    A análise da Bloomberg deixa claro que o desempenho econômico do Reino Unido começou a divergir do resto do G7, o grupo dos 7 países mais industrializados do mundo, após a votação em 2016 para deixar a UE. Com cerca de 9% do PIB, o investimento empresarial fica abaixo da média do Grupo dos Sete de 13%.

    Em meados do ano passado, um estudo com cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido revelou que, seis anos após o voto do Brexit, ainda existe uma “ferida aberta” devido à saída do país do bloco. Os entrevistados disseram que se sentem traídos e desconfiados em relação a Reino Unido.

    A pesquisa da Universidade de Birmingham em parceria com a Universidade de Lancaster entrevistou cidadãos de 22 países da União Europeia que vivem no Reino Unido há mais de cinco anos e continuaram lá após o Brexit. Os resultados mostraram “um impacto profundo e duradouro na vida e no senso de identidade e pertencimento dos cidadãos da União Europeia no Reino Unido”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.