Incêndios florestais em Los Angeles ganham força e deixam dois mortos
Alimentadas por ventos excepcionalmente fortes, chamas se alastraram pela região entre a noite de terça-feira e esta quarta

Alimentado por ventos excepcionalmente fortes, os incêndios florestais que se alastraram por regiões de Los Angeles, nos Estados Unidos, entre a noite de terça-feira e esta quarta, já deixaram ao menos dois mortos, diversos feridos e milhares de hectares destruídos.
Três regiões da cidade, no estado da Califórnia, amanheceram em chamas, que já consumiram mais de 3.000 hectares de terra, destruindo casas pelo caminho na afluente comunidade banhada pelo Oceano Pacífico. O megaincêndio provocou fugas frenéticas por estradas sinuosas em Pacific Palisades, uma área ao norte de Santa Monica, perto do litoral, onde moradores fugiram a pé e de carro. Mais de 80.000 pessoas receberam avisos para deixarem suas casas.
De acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire), uma tempestade de vento “com risco de morte” está afetando uma grande faixa do sul da Califórnia, atiçando os incêndios destrutivos e complicando os esforços iniciais de contenção. A região pode estar vendo os ventos mais fortes em mais de uma década, trazendo risco extremo de incêndio para áreas que estão sem chuva significativa há meses.
Segundo o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, duas mortes foram registradas relacionadas aos incêndios, ambas em Eaton, e há “vários feridos”.
Em entrevista à imprensa, Marrone reconheceu que o Corpo de Bombeiros do Condado não estava preparado “para esse tipo de desastre generalizado”. Ao todo, são quatro focos de incêndio.
“O Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles estava preparado para um ou dois grandes incêndios florestais, mas não quatro, especialmente devido a esses ventos sustentados e à baixa umidade”, disse o chefe dos bombeiros. “Estamos fazendo o melhor que podemos. Mas não, não temos bombeiros suficientes no condado de Los Angeles, entre todos os incêndios, para lidar com isso.”
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu uma declaração nas redes sociais dizendo que a Califórnia enviou mais de 1.400 bombeiros para conter os incêndios florestais no estado. Descrevendo a situação como “sem precedentes”, ele disse que “oficiais de emergência, bombeiros e socorristas ficaram todos a postos durante a noite para fazer todo o possível para proteger vidas”.
O chefe da polícia da cidade de Los Angeles, Jim McDonnell, disse que as equipes de emergência estão enfrentando “condições sem precedentes” enquanto lutam para conter as chamas.
“Bombeiros, policiais, oficiais, delegados, eles estão lá fora abrigados em seus veículos, caminhões e carros, para que não acabem se queimando no fogo que está sendo impulsionado por ventos de mais de 75 milhas por hora”, disse o chefe de polícia.