Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Boris Johnson será multado por festas durante lockdown no Reino Unido

O premiê britânico foi acusado de realizar 17 festas, incluindo seu aniversário, no período mais restritivo da Covid-19 no país

Por Da Redação
Atualizado em 12 abr 2022, 16h08 - Publicado em 12 abr 2022, 10h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi informado nesta terça-feira (12) que será multado pela polícia por realizar festas durante o período mais restritivo do lockdown no país.

    O ministro do Tesouro, Rishi Sunak, também receberá multa pelos eventos realizados em Downing Street, segundo um porta-voz do governo que conversou com a CNN americana.

    O premiê foi acusado de realizar dezessete festas a portas fechadas, com direito muita bebida, sendo que uma delas era para comemorar seu aniversário. Enquanto isso, o resto da sociedade vivia em rigoroso lockdown durante o período mais duro da pandemia de Covid-19.

    Johnson alegou que imaginava se tratar de um “encontro de trabalho” e que, é verdade, “não seguiu devidamente as regras”.

    Um relatório de investigação de 12 páginas, feito sob comando da servidora pública Sue Gray, apontou “falhas de liderança e julgamento” de Johnson. Segundo Dominic Cummings, ex-conselheiro do premiê, ele teria faltado com a verdade quando disse que uma das festas que participou se tratava, na verdade, de uma reunião de trabalho.

    Continua após a publicidade

    Desculpas e consequências

    Após a divulgação da punição, Boris Johnson fez um pronunciamento de sua residência em Chequers, dizendo-se arrependido pelo comportamento.

    “Hoje recebi um aviso de multa da Polícia Metropolitana relacionada a um evento em Downing Street em 19 de junho de 2020. Deixe-me dizer imediatamente que paguei a multa e, mais uma vez, peço desculpas”, afirmou o premiê. Sunak também já pagou a multa pelo escândalo apelidado de “Partygate“.

    No entanto, o pedido de desculpas não desceu bem para a população britânica. O movimento Covid-19 Bereaved Families for Justice (Famílias Enlutadas pelo Covid-19 pela Justiça, em tradução livre) publicaram uma carta aberta afirmando que simplesmente pagar uma multa não é o suficiente.

    Continua após a publicidade

    “Você violou leis destinadas a nos manter seguros. Você pisou nos sacrifícios que nós e todo o povo britânico fizemos. Você pagou uma multa. Nossos entes queridos pagaram com suas vidas”, escreveu o movimento.

    As multas trazem à tona novamente a discussão sobre se Johnson ou Sunak terão que renunciar aos seus cargos. De acordo com a oposição, liderada pelo Partido Trabalhista britânico – sim.

    O argumento é que ambos negaram categoricamente na Câmara dos Comuns que violaram quaisquer regras e, assim, enganaram o parlamento. Isso se configura como uma violação do código ministerial, suficiente para justificar suas demissões.

    Continua após a publicidade

    No entanto, parece haver pouco interesse imediato entre os parlamentares governistas para substituir Johnson. Em parte, por causa da guerra na Ucrânia, mas também porque a imagem de seu substituto mais provável, Sunak, também está prejudicada pelo escândalo.

    O futuro do governo do Reino Unido é incerto. Mas, como esse é um acontecimento político sem precedentes, a história pode mudar de uma hora para a outra.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.