Yamal é cortado da seleção em novo capítulo da disputa entre Barcelona e Federação Espanhola
Jogador passou por um “procedimento invasivo” e fica de fora da rodada das Eliminatórias europeias
Lamine Yamal foi cortado da convocação para a rodada das Eliminatórias europeias. A decisão foi divulgada nesta terça, 11, pela Federação de Futebol Espanhola de Futebol (RFEF) após a entidade tomar conhecimento de um “procedimento invasivo” ao qual o jogador foi submetido sob supervisão do Barcelona. O episódio renova a tensão entre o clube catalão e a seleção nacional quanto às condições físicas do atleta entre vestir as duas camisas. (Confira comunicado na íntegra abaixo)
A RFEF expressou “surpresa e mal-estar” acerca do desconhecimento da situação de Yamal. Segundo comunicado divulgado, os médicos da Federação souberam que o jogador havia sido submetido ao tratamento apenas na segunda, 10, às 13h47, dia de apresentação dos atletas à seleção. O camisa 10 do Barcelona passou por um procedimento invasivo de radiofrequência para tratamento de um desconforto na região pubiana na manhã do mesmo dia e por recomendação médica deve ficar de repouso por 7 a 10 dias.
O episódio não é o primeiro marcado por tensão entre clube e seleção por conta do jogador. Em setembro, a reclamação partiu do lado do Barcelona: o técnico do time catalão, Hansi Flick, criticou o cuidado com o jogador na data Fifa de setembro. Yamal também sentiu dores na região pubiana na ocasião, depois das partidas contra a Bulgária e a Turquia e perdeu jogos pelo clube na sequência.
Flick disse à época ter ficado triste com a situação: “A Espanha tem o melhor time do mundo. Os melhores jogadores em cada posição, incrivelmente bons. Talvez, quando falamos sobre cuidar dos jovens jogadores, seja disso que estamos falando.”
Na data Fifa de outubro, o Barcelona anunciou horas depois da convocação de Luis de la Fuente para a seleção, com Yamal na lista, que o jogador estava lesionado, como recorrência da lesão na região pubiana.
A Espanha está com aproveitamento de 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo, com quatro vitórias nos quatro jogos disputados. Caso vença a Geórgia, e a segunda colocada Turquia não ganhe da Bulgária, o time de Luis de la Fuente se classifica direto para o mundial. Com outra combinação de resultados, a decisão fica para o confronto direto entre Espanha e Turquia na última rodada da fase de grupos, ainda nesta data Fifa.
Confira o comunicado da RFEF:
“Os Serviços Médicos da RFEF desejam expressar sua surpresa e mal-estar após tomarem conhecimento, às 13h47 da segunda-feira, 10 de novembro, dia do início do estágio oficial com a seleção nacional, de que o jogador Lamine Yamal havia sido submetido a um procedimento invasivo de radiofrequência para o tratamento de um desconforto na região pubiana naquela mesma manhã.
Este procedimento foi realizado sem comunicação prévia à equipe médica da Seleção Nacional, tendo-se tomado conhecimento dos detalhes apenas por meio de um relatório recebido às 22h40 da noite passada, que indicava a recomendação médica de repouso por 7 a 10 dias.
Diante dessa situação, e priorizando sempre a saúde, a segurança e o bem-estar do jogador, a Real Federação Espanhola de Futebol decidiu liberar o atleta da convocação atual.
Estamos confiantes de que ele se recuperará bem e desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa.”
Como o Brasil justifica a contradição entre aumentar a exploração de petróleo e combater o aquecimento global
WEG: Energia que impulsiona o futuro
Mina de Salobo: o metal essencial da nova economia
MRS Logística: Modernização da frota e da malha no centro da estratégia
Por que o apetite mundial por petróleo pode estar chegando ao limite







