Ex-jogador do Porto, Jorge Costa morre aos 53 anos após infartar no CT do clube
Diretor de futebol do clube sofreu um infarto e faleceu por conta de graves complicações cardíacas no hospital
O ex-jogador de futebol Jorge Costa morreu nesta terça, 5, aos 53 anos, depois de infartar no centro de treinamento do FC Porto, em que era considerado um ídolo, e hoje atuava como diretor de futebol.
O português se sentiu mal e perdeu a consciência logo após conceder uma entrevista a um canal de televisão local. Chegou a ser atendido ainda no CT e levado ao hospital São João onde recebeu cuidados intensivos mas não resistiu, e faleceu no início da tarde em Portugal.
Natural da cidade do Porto, o zagueiro chegou ao clube nas categorias de base depois de passar pelo FC Foz. No sub-17 se juntou aos Dragões, e subiu ao profissional em 1990. Foi emprestado a outros clubes portugueses, o Penafiel e o Marítimo, mas alcançou sucesso vestindo a camisa azul e branca.
Venceu oito vezes o Campeonato Português, seis Supertaças, cinco Taças de Portugal, uma UEFA Cup, uma Champions League, a segunda na história do clube, que levou o Porto ao título do Mundial de Clubes. Ainda passou pelo Charlton por empréstimo e terminou a carreira no Standard Liege na Bélgica em 2006. Pela seleção, venceu uma Copa do Mundo sub-20 em 1991.
Depois da carreira de jogador, Jorge Costa assumiu o posto de treinador com passagens em clubes de seu país natal, na Índia, Chipre, Tunísia, além de comandar por dois anos a seleção do Gabão. Voltou ao clube que o revelou em julho de 2024 para o cargo de diretor de futebol.
O FC Porto prestou homenagens ao ex-zagueiro em suas redes sociais. “O Futebol Clube do Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do Clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo”, diz o clube em nota.
Ver essa foto no Instagram
Flávio Bolsonaro se inclui na disputa pela candidatura à Presidência e divide ainda mais a direita
Brasília quer retomar corpo de baile de balé e formar talentos
Fenômeno literário japonês, o escritor mascarado Uketsu está de volta
Mourão lamenta prisão dos generais Heleno e Paulo Sérgio
Retrato do artista segundo um neurocientista







