ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Voo de Nova York a São Paulo atrasa mais de 24 horas

Mau tempo e problema em um banheiro de aeronave da companhia Avianca foram algumas das explicações para o transtorno

Por Marcos Rogério Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jan 2018, 08h36 - Publicado em 7 jan 2018, 22h20

Um voo que partiria do aeroporto John F Kennedy, em Nova York (EUA), a Guarulhos, em São Paulo, da empresa Avianca, causou dor de cabeça a dezenas de brasileiros que tentavam chegar ao Brasil neste domingo. A aeronave já contabiliza um atraso de mais de 24 horas.

Inicialmente, com o adiamento do embarque por causa do mau tempo que atinge todo o país, a partida, que ocorreria às 23h30 de sábado, foi transferida para 1h30 de domingo. Ao chegarem ao terminal, no entanto, os clientes descobriram que o voo 8501 havia sido cancelado por que o banheiro da aeronave apresentava um problema que não permitia o embarque.  Entre informações desencontradas e muita espera, passageiros ouviram de funcionários que o combustível fora congelado.

avianca
Caos: passageiros se amontoam no aeroporto John F Kennedy: faltam informação e assistência (Divulgação/Divulgação)

“Não temos assistência nenhuma, eles não sabem de nada aqui. Está todo mundo sem informação”, reclamou a passageira Carolina Dias, contactada por VEJA. Ela reclama ainda que a empresa falhou no atendimento aos clientes. “Ninguém fala inglês ou português, apenas espanhol”, complementa.

A falta de comunicação ficou evidente quando o ônibus do aeroporto buscou os passageiros do terminal rumo ao avião, por volta de 17h. Assim que o veículo se aproximou da aeronave, deu meia volta e despachou novamente os clientes na parte interna do aeroporto. E ninguém entendeu a razão.

Continua após a publicidade

Enquanto outras companhias partiam, apesar do mau tempo, a Avianca seguia no solo. Diante das reclamações que começaram a surgir, a companhia, em sua página no Facebook,  afirmou que “Devido a condições climáticas adversas no Aeroporto John F Kennedy, em Nova York, pedimos aos clientes da Avianca Brasil que acompanhem a situação pelo Status do Voo em nosso site ou no APP. Em caso de dúvidas, entre em contato no contact center nos telefones disponíveis no site.”

Para completar o dia caótico, a Avianca ofereceu no fim do domingo aos consumidores que não aguentavam mais esperar a opção de estorno da passagem. Porém, com mais um contratempo: como as malas já haviam sido depositadas na aeronave, elas viajariam ao Brasil quando o voo enfim partisse.

A página da Infraero marca como previsão de chegada do avião o horário de 22h35 desta segunda-feira.

Continua após a publicidade

A empresa aérea inaugurou a linha Nova York-São Paulo há menos de um mês, no dia 15 de dezembro de 2017.

Procurada, a Avianca encaminhou a seguinte resposta à redação:

“A Avianca Brasil informa que o voo 8501 JFK-GRU, previsto para decolar ontem a noite (06/01), sofreu atraso em sua volta ao Brasil em função da forte nevasca que está acontecendo em Nova York . Além da questão meteorológica, principal motivo do atraso em inúmeras outras operações locais, a aeronave em questão precisou passar por um procedimento operacional corretivo em seus toaletes. A companhia informa também que, no momento, o terminal 4 do aeroporto está temporariamente fechado por conta de uma contingência relacionada à infraestrutura e aguarda a liberação para seguir com os procedimentos de embarque. A Avianca Brasil lamenta o desconforto causado aos seus passageiros e destaca que situações adversas causadas por motivos meteorológicos são alheias à vontade da companhia, que se matém trabalhando para regularizar a operação. A empresa salienta ainda que preza, acima de tudo, pela segurança de seus clientes e tripulantes e segue prestando todo o suporte aos seus passageiros.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.