Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Único a apresentar proposta, consórcio vence licitação de trem SP-Campinas

Consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações e CRRC, ofereceu desconto de 0,01%; Grupo CCR desistiu da disputa

Por Pedro Gil Atualizado em 7 Maio 2024, 16h52 - Publicado em 29 fev 2024, 16h13

O governo de São Paulo esperava ao menos duas propostas para o leilão do trem intercidades (TIC), chamado de TIC Eixo Norte, que ligará as cidades de Campinas e São Paulo. Não ocorreu. Com apenas um concorrente — a CCR desistiu da disputa –, o leilão foi vencido pelo consórcio C2 Mobilidade, liderado pelas empresas Comporte Participações (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol) e a chinesa CRRC. Elas ofertaram desconto pecuniário no valor de 0,01%.

O projeto, encabeçado pelo governo de São Paulo, compreende serviços de operação, manutenção, melhorias, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos, além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela, com mais paradas nas cidades do meio, e melhorias na Linha 7-Rubi. O prazo de concessão será de trinta anos.

A viagem de São Paulo a Campinas deverá ser feita em 1 hora e custar no máximo 64 reais. O governo paulista também deve arcar com 60% dos 14,2 bilhões de reais previstos em investimentos. De acordo com o edital, o valor máximo de contraprestação é de 8,06 bilhões de reais, e o de aporte é de 8,9 bilhões de reais. A obra deve ficar pronta entre 2031 e 2032. “Com este leilão bem-sucedido, a gente já começa a pensar nos próximos: São Paulo e Sorocaba, São Paulo e São José dos Campos”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “É um projeto inovador e emblemático e abre um ciclo de novos projetos ferroviários.”

O consórcio terá que prestar garantia da proposta por meio de contrato futuro no valor mínimo de 134, 8 milhões de reais ou 1% do valor estimado no contrato. A validade da garantia será de 180 dias a partir da sessão pública. Ela também deverá comprovar, por meio de atestado emitido por órgão regulador ou fiscalizador, a aptidão para desempenhar a atividade e experiência prévia de ao menos doze meses como gestora de ativo de infraestrutura com investimento a partir de 2,2 bilhões de reais e receita anual mínima de 300 milhões de reais.

A Comporte Participações pertence ao empresário Nenê Constantino, fundador da companhia aérea Gol, que está em recuperação judicial e não terá participação na empreitada.

Constantino é presidente do Conselho de Administração do grupo. Em 2023, a Comporte adquiriu a concessão por 30 anos do metrô de Belo Horizonte, que será construído. No período, a receita bruta do grupo aumento 20%, ao sair de 2,8 bilhões de reais para 3,3 bilhões de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.