Uber perde licença para operar em Londres
Agência de transporte cita falha no sistema que possibilita que motoristas não cadastrados façam viagens pelo app; empresa afirmou que irá recorrer
O órgão gestor do transporte de Londres decidiu, nesta segunda-feira, 25, não renovar a licença do Uber na capital britânica, alegando “falhas” que colocam em risco a segurança dos passageiros. A empresa, que tem 45 mil condutores e 3,5 milhões de clientes em Londres, anunciou que vai recorrer e informou que continuará funcionando normalmente até uma decisão definitiva.
Para o Transport for London (TfL), a Uber “não está apta a ter uma licença”. O organismo afirmou em um comunicado ter “identificado um padrão de falhas por parte da companhia”. Entre as falhas que colocam em risco a segurança, o órgão cita um elevado número de “motoristas não autorizados” inscritos na plataforma, “que se aproveitam das vulnerabilidades do aplicativo para transportar milhares de passageiros”. Nessa falha, o sistema da companhia permitiu que motoristas carregassem suas fotos nas contas de outros motoristas, o que significa que eles poderiam fazer corridas no lugar do motorista chamado. Isso teria ocorrido em, pelo menos, 14 mil viagens.
O TfL reconheceu no comunicado que a empresa fez melhorias de segurança no aplicativo, mas são consideradas insuficientes. Por esta razão, a autoridade de transportes “concluiu que não concederá à Uber London Limited (Uber) uma nova licença de operador privado em resposta ao seu último pedido”. O gigante dos transportes poderá, no entanto, continuar operando na capital britânica enquanto houver recursos possíveis, informou.
Este bloqueio é mais um revés para as operações da empresa em Londres desde os protestos de motoristas dos tradicionais táxis pretos até uma suspensão anterior de licença em 2017, já devido a questões de segurança. Em setembro, as autoridades dos transportes concederam uma prorrogação de dois meses de sua licença, após a expiração de um acordo anterior de 15 meses.
A renovação da permissão estava sujeita a uma melhora da segurança dos passageiros. Entre as novas medidas lançadas recentemente pela Uber, está a possibilidade de usuários se colocarem diretamente em contato com os serviços de emergência, caso necessário, por meio do próprio aplicativo.
(Com AFP)