Trump sinaliza trégua comercial, mas mercado segue em alerta com sua imprevisibilidade
Trump sinaliza isenção para carros, mas parece recuar sobre eletrônicos: após anúncio, diz que produtos entrarão em nova categoria tarifária

Os mercados globais operam em alta nesta terça-feira,15, impulsionados por sinais de distensão na guerra comercial. O Ibovespa, principal índice da B3, operava em alta, rondando os 130 mil pontos, no meio do dia, acompanhando o bom humor das bolsas de Wall Street. O movimento foi puxado pelo anúncio do presidente americano Donald Trump sobre isenções para eletrônicos e a possível suspensão de tarifas sobre veículos e autopeças — medidas que, embora provisórias, reduziram a tensão entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais.
Embora Trump tenha anunciado na véspera a isenção para eletrônicos, nesta terça-feira o republicano afirmou que os produtos passarão a integrar uma nova categoria tarifária, reacendendo incertezas. O dólar reage com leve alta, mas operava perto da estabilidade, cotado a R$ 5,86, às 11h30. O alívio tarifário não veio acompanhado de um acordo definitivo, e o mercado continua atento a possíveis reviravoltas na retórica da Casa Branca.
No Brasil, com a agenda econômica esvaziada, os investidores acompanham o envio do Orçamento de 2026 ao Congresso e a participação do presidente Lula em alguns eventos ao longo do dia.