Três em cada cinco brasileiros querem mudar de emprego em 2025, aponta Linkedin
Apesar da movimentação no mercado de trabalho, profissionais encontram dificuldades nos processos seletivos

Uma pesquisa recente do Linkedin revelou que três em cada cinco trabalhadores brasileiros pretendem trocar de emprego em 2025. O levantamento analisa o tema por diferentes gerações e conclui que os jovens da Geração Z são a maioria no desafio de encarar novos caminhos na vida profissional: 68% planejam procurar outro emprego. O ranking é seguido pelos millennials, com 65%, Geração X, com 51%, e boomers, com 41%.
Contudo, o estudo também aponta as dificuldades encontradas no percurso. Mais da metade dos entrevistados considera os atuais processos seletivos mais difíceis do que os do ano anterior, 40% acreditam que os requisitos anunciados pelas empresas nem sempre são realistas e 62% afirmam que os recrutadores não costumam dar respostas claras sobre o status das candidaturas. Além disso, 72% dos profissionais de Recursos Humanos comentam que o mercado de trabalho está mais competitivo, o que exige novas estratégias para atrair e escolher talentos.
Desafios nos processos seletivos
De acordo com os resultados da pesquisa, 35% dos recrutadores gastam de 3 a 5 horas diariamente na análise de currículos, sendo que 81% desses profissionais afirmam que menos da metade das candidaturas atendem aos requisitos exigidos nas vagas. Ao analisar o lado dos candidatos, a tendência é a mesma: 17% não avaliam se suas habilidades são compatíveis com as requisitadas pela companhia e 26% dedicam menos de dez minutos a essa observação.
Segundo o Linkedin, os números podem estar relacionados à percepção de que essa não é a questão mais importante do processo de recrutamento. 85% dos respondentes creem que um networking forte é mais relevante para a contratação do que as qualificações técnicas do candidato.
Com o objetivo de otimizar o tempo de todos os envolvidos e aumentar a personalização nos processos seletivos, as ferramentas de inteligência artificial (IA) passaram a ser adotadas com mais frequência pelas empresas. 43% dos profissionais já usam a IA para personalizar currículos e cartas de apresentação, medida adotada por 49% dos millennials e 47% da Geração Z. No geral, 56% dos entrevistados dizem que pretendem aprender a usar a IA para otimizar suas candidaturas a novas vagas de trabalho em 2025.