ASSINE VEJA NEGÓCIOS

TCU instala auditoria ‘em caráter de urgência’ para checar irregularidades na Previ

Relator Walton Alencar Rodrigues pede levantamento no Banco do Brasil e na Previc para avaliar irregularidades na entidade

Por Juliana Machado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 fev 2025, 15h52

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, em caráter de urgência, que seja instaurada uma auditoria para apurar suposta irregularidade nos resultados financeiros da entidade e também no processo de indicação do atual presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), João Luiz Fukunaga. O ministro Walton Alencar Rodrigues será relator do processo de autuação.

Segundo o processo, o TCU deverá realizar levantamento no Banco do Brasil e na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para conhecer a governança da Previ e os processos de investimento dos recursos. Deve ser investigada também a existência de “possíveis influências políticas ou fatores externos” que prejudiquem “a objetividade e tecnicidade” das decisões de investimento. O repasse de recursos do Banco do Brasil à Previ também está na investigação.

A peça lista ainda a alegação de que a indicação e a aprovação de Fukunaga pela diretoria da Previ “teriam desrespeitado os procedimentos” previstos nas normas do órgão, de maneira que o indicado “não atenderia os requisitos de capacidade técnica nas áreas de finanças, gestão de recursos financeiros e/ou previdência complementar”. Há a alegação também de forte ingerência política na gestão de recursos da Previ, com a realização de investimentos “de interesses governamentais”. Tais ações teriam gerado prejuízos aos participantes do plano, “decorrentes da gestão inadequada dos fundos da previdência”.

A reportagem aguarda o posicionamento da Previ.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.