Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Taxa de desemprego cai puxada por emprego informal

O total de população desocupada recuou 4,9% em relação ao trimestre móvel anterior

Por Da redação
Atualizado em 28 jul 2017, 11h26 - Publicado em 28 jul 2017, 09h23

A taxa de desemprego ficou em 13% no trimestre móvel encerrado em junho, atingindo 13,5 milhões de pessoas. Foi o primeiro recuo estatisticamente significativo desde dezembro de 2014, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Mensal), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No trimestre anterior, a taxa de desemprego estava em 13,7%. A taxa de desemprego ainda está acima do mesmo trimestre móvel de 2016, quando o desemprego fechou em 11,3%.

O movimento de queda da taxa veio com o reforço do emprego informal, indicação de que a atividade econômica ainda mostra dificuldade para engrenar uma recuperação mais consistente.

Continua após a publicidade

“O mercado cresceu pela informalidade”, disse o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. “O que se tem é uma tendência revertida na margem, mas na comparação com o ano passado, o mercado ainda apresenta forte desgaste provocado pela crise econômica e pela crise política”, acrescentou ele.

O total de população desocupada recuou 4,9% em relação ao trimestre anterior, mas ficou 16,4% acima do contingente estimado no mesmo trimestre de 2016.

A população ocupada no trimestre encerrado em junho atingiu 90,2 milhões de pessoas, um acréscimo de 1,3 milhão de pessoas na comparação com o período finalizado em março.

Continua após a publicidade

O número de empregados domésticos com carteira de trabalho assinada somou  33,3 milhões de pessoas, 1,1 milhão a menos do que o total registrado no mesmo trimestre de 2016.

O rendimento médio real das pessoas ocupadas ficou em R$ 2.104, estável em relação ao trimestre anterior e a igual período de 2016.

Continua após a publicidade

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.