Saque-aniversário: Caixa inicia nesta quinta o pagamento de saldo retido do FGTS
Quem tem até 3 mil reais receberá a totalidade do saldo retido nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 6, a Caixa Econômica Federal vai liberar até 3 mil reais nas contas bancárias dos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e que tiveram o saldo residual retido no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) após demissão sem justa causa no período de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2025. O assunto entrou na lista dos mais buscados do dia no Google Trends.
Quem tem até 3 mil reais receberá a totalidade do saldo retido nesta quinta-feira. Quem tem mais receberá 3 mil reais nessa primeira parcela e terá a segunda parcela liberada em junho, quando se completam 110 dias da publicação da MP que liberou o recurso. Segundo o ministro Luiz Marinho, do Trabalho, 93,5% das pessoas – 11,4 milhões de trabalhadores- têm menos de 3 mil reais retidos. O governo liberou 12 bilhões de reais do fundo para fazer os pagamentos.
Cerca de 10 milhões de trabalhadores receberão o dinheiro diretamente em suas contas cadastradas no aplicativo do FGTS. Já os outros 2 milhões, que não têm cadastro, poderão sacar o valor nas agências da Caixa ou em casas lotéricas.
Para as pessoas que não têm a sua conta bancária cadastrada na Caixa para receber o dinheiro, os pagamentos serão feitos em agências da Caixa e lotéricas de forma escalonada. Quem nasceu de janeiro a abril receberá nesta quinta-feira, 6. Quem faz aniversário entre maio a agosto vai receber na sexta-feira, 7 de março e quem nasceu de setembro a dezembro recebe na próxima segunda-feira, 10. Caso não tenha conta cadastrada, o trabalhador deve procurar os canais de atendimento da Caixa com seus documentos pessoais. Podem ser sacados com cartão cidadão e senha nas lotéricas e nos terminais de caixa eletrônico do banco. Caso o trabalhador não tenha o cartão cidadão, é necessário procurar uma agência da Caixa portando documento pessoal e carteira de trabalho para sacar qualquer valor.
No total, o FGTS atende 134 milhões de trabalhadores. Desde 2020, o saque-aniversário retirou 142 bilhões de reais do FGTS. Desse total, 66% foram parar nos bancos porque os trabalhadores anteciparam o saque em operações de crédito. Apenas 34% foram pagos diretamente a eles.
Atualmente, 37 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário, e 25 milhões usaram o saldo como garantia para antecipar os valores em bancos. Quem escolhe o Saque-Aniversário do FGTS e é demitido sem justa causa só pode sacar a multa rescisória, mas não o saldo total da conta. Isso acontece porque, todo ano, no mês de aniversário, esse trabalhador já recebe uma parte do saldo do FGTS, mais um valor extra.
Se quiser voltar à modalidade Saque-Rescisão, que permite o saque total em caso de demissão, o trabalhador pode pedir a mudança a qualquer momento. No entanto, a troca só vale depois de 24 meses, contando a partir do mês seguinte ao pedido.