Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Safra de grãos deve ser 5% menor este ano, estima IBGE

Produção deve ser de 299 milhões de toneladas, segundo projeção de abril. Efeitos ocasionados pelo El Niño limitam produção

Por da Redação
14 Maio 2024, 10h35

A safra de grãos do Brasil em 2024 deve ser de 299,6 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa de abril do levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira, 14m pelo IBGE. O número representa uma redução de 5% em relação a safra do ano passado, de 315,4 milhões de toneladas. Na comparação com a estimativa de março, houve um aumento de 0,4% ou de 1,2 milhão de toneladas.

Segundo o IBGE, a redução tem como o principal fator os efeitos climáticos trazidos pelo fenômeno El Niño, caracterizado pelo excesso de chuvas nos estados da Região Sul e falta de chuvas regulares com elevadas temperaturas no Centro-Norte do Brasil. Isso tem como consequência uma limitação no potencial produtivo.

A produção de soja, por exemplo, cresceu 0,9% na comparação com o previsto em março. Por outro lado, deve chegar a 148,3 milhões de toneladas este ano. Isso representa uma retração de 2,4% este ano frente o total de 2023.

Já a produção do milho caiu 0,3% na comparação com o estimado no mês anterior e deve somar 115,8 milhões de toneladas em 2024. Isso significa que a produção deve ficar 11,7% menor do que o produzido em 2023, uma queda de 15 milhões de toneladas.

O IBGE ressalta as consequências da calamidade pública no Rio Grande do Sul na produção de grãos não está contemplado nas projeções de abril. “Será necessário esperar a evolução dos acontecimentos e verificar como a transmissão de informações para o Instituto vai se comportar ao longo do mês para estimar os possíveis impactos em termos de geração de resultados e da publicação de indicadores relativos ao Rio Grande do Sul, e a participação deste em indicadores nacionais”. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.