R$ 11 bilhões: Receita paga hoje o maior lote de restituição do imposto de renda da história
Confira quem recebe a restituição neste que é o segundo lote e o calendário dos próximos pagamentos

A Receita Federal paga nesta segunda-feira, 30, o segundo lote de restituições do Imposto de Renda de 2025. Ao todo, serão depositados 11 bilhões de reais para 6.545.322 contribuintes, o maior valor já liberado em um único lote desde que o sistema foi criado.
Recebem primeiro os contribuintes com prioridade legal — idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores — e quem optou pela declaração pré-preenchida e restituição via Pix, que passaram a ter prioridade neste ano.
Do total, 4,7 milhões de contribuintes se beneficiaram por usar a declaração pré-preenchida e/ou indicar Pix com CPF para o recebimento. Neste lote também estão as restituições de declarações de anos anteriores que foram liberadas da malha fina.
O crédito é feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração. Se, por algum motivo, o depósito não for realizado — como erro na conta — o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
A consulta ao lote está disponível no site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”. Basta informar CPF, data de nascimento e o ano da declaração.
Quando serão os próximos pagamentos da restituição do IR?
O cronograma segue com os próximos pagamentos em 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Quem ainda não teve a restituição liberada pode acompanhar a situação da declaração no portal e-CAC.
Neste ano, a Receita tem intensificado o uso de cruzamento de dados para antecipar inconsistências, especialmente de movimentações financeiras, e tem incentivado o uso da declaração pré-preenchida como forma de evitar erros e agilizar os pagamentos.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: