Produção industrial cai em janeiro, após quatro altas seguidas
Atividade recuou 2,4%, após acumular 4,3% em altas seguidas; em relação ao mesmo mês do ano passado, o nível de produção é 5,7% maior
A produção industrial recuou 2,4% em janeiro frente a dezembro, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira. Foi a primeira queda neste tipo de comparação após quatro meses seguidos de alta, período em que houve ganho acumulado de 4,3%.
Em relação a janeiro do último ano, a produção industrial no primeiro mês de 2018 foi 5,7% maior.
Para o diretor de pesquisa macroeconômica do Ipea, José Ronaldo Júnior, a baixa entre dezembro e janeiro ocorre como compensação da alta forte registrada entre novembro e dezembro, que foi de 3,1%. “Na comparação entre o mesmo mês de 2018 e 2017, vemos que o cenário é positivo, porque temos um nível muito mais elevado de produção neste ano”, disse.
No confronto entre dezembro e janeiro, houve queda generalizada na produção, atingindo 19 dos 24 ramos pesquisados. “Entre os setores, a principal influência negativa foi assinalada por veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,6%), devolvendo, assim, parte da expansão de 9,1% verificada no mês anterior”, disse o IBGE em comunicado.
Dos cinco ramos que tiveram alta, o destaque foi para produtos farmoquímicos e farmacêuticos (21,0%), indústrias extrativas (2,2%) e bebidas (5,0%).