Veja Mercado

Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS

‘Prévia do PIB’ sobe 0,9% em janeiro, acima do esperado

No acumulado em 12 meses, Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registra alta de 3,8%

Por Camila Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 mar 2025, 09h35 • Atualizado em 17 mar 2025, 13h39
  • A atividade econômica brasileira registrou um crescimento de 0,90% em janeiro na comparação com o mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira 17. O indicador é tratado pelo mercado financeiro como a “prévia” do produto interno bruto (PIB) e é um dos indicadores usados pelo BC para balizar a taxa de juros.

    O número superou por muito as projeções, cuja mediana apontava alta de 0,22%, com estimativa máxima de 0,60%, segundo pesquisa da Reuters com agentes do mercado.

    Na comparação com janeiro de 2024, o IBC-Br avançou 3,6%. No acumulado em 12 meses, a alta foi de 3,8%. Já no trimestre encerrado em janeiro, o indicador cresceu 0,3%. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a variação foi positiva em 3,4%.

    O IBC-Br, que tem periodicidade mensal, é considerado um termômetro do PIB, que é divulgado trimestralmente pelo IBGE. Por ter formas diferentes de calcular a evolução da economia, nem sempre o IBC-Br e o PIB vêm com resultados semelhantes, mas mostram a tendência da economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O IBC-Br usa estimativa das áreas e também dos impostos.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login