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Pix por aproximação começa a funcionar mas nem todos podem usar

A funcionalidade estará disponível apenas para usuários de smartphones com sistema Android que utilizam Google Pay

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 fev 2025, 15h19 - Publicado em 28 fev 2025, 09h29

A partir desta sexta-feira 28 entra em operação uma nova forma de pagamento via Pix: a transação por aproximação. Assim como acontece com cartões de crédito e débito, os consumidores poderão realizar compras apenas aproximando o celular da maquininha. A inovação tem o objetivo de agilizar pagamentos e  acirra a disputa com o mercado de cartões de crédito e débito.

Para utilizar a novidade, será necessário cadastrar o Pix na carteira digital do dispositivo, dispensando o acesso ao aplicativo do banco para efetuar o pagamento. No entanto, a funcionalidade estará disponível apenas para usuários de smartphones com sistema Android que utilizam Google Pay e que possuam conta em instituições bancárias integradas ao Open Finance. Segundo o governo, Apple Pay e a Samsung Pay não estão registradas no Banco Central e por isso não foram incluídas na nova funcionalidade, já que é necessário pedir autorização para fazer a intermediação do pagamento.

Os pagamentos terão um limite máximo de 500 reais por operação, mas o cliente poderá definir um valor menor, além de estabelecer um teto diário para suas transações. A pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada pelo Banco Central no ano passado, mostrou que o brasileiro já usa mais o Pix do que o dinheiro como forma de pagamento.

Usada por 76,4% da população, a transação é a forma de pagamento mais frequente para quase metade dos brasileiros (46%). O dinheiro em espécie — cédulas e moedas — é utilizado por 68,9% da população e é o mais frequente para 22%.

Depois de Pix e dinheiro, aparecem os cartões de débito e de crédito na preferência dos brasileiros, sendo que o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, na visão dos caixas entrevistados (42% do total). É justamente esse o espaço com potencial para a nova fase de expansão do Pix.

 

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