Petróleo vira a nova aposta bilionária de Warren Buffett
A Berkshire Hathaway triplica posição na Occidental Petroleum e passa a deter quase 10% de participação na companhia
O conflito bélico entre Rússia e Ucrânia tem levado o preço do petróleo a níveis alarmantes, ultrapassando a barreira dos 100 dólares/barril e tendo batido até os 125 dólares nesta segunda-feira, 7. Devido à escalada nos preços, a commodity tem se tornado o ativo preferencial dos investidores. O megainvestidor Warren Buffett já correu para garantir maior exposição à lucratividade promissora do combustível.
A sua empresa de investimentos, a Berkshire Hathaway, comprou 30 milhões de ações adicionais da Occidental Petroleum, totalizando um investimento de 1,6 bilhão de dólares na petroleira americana, segundo relatório divulgado na sexta-feira, 4. Essa foi apenas uma parte do investimento, que veio a conhecimento público através do relatório apresentado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Outro relatório mostra que na última semana, a Berkshire decidiu triplicar a posição com a compra de 91,2 milhões de ações, desembolsando mais 3,1 bilhões de dólares. Agora, Buffet passa a deter uma participação de quase 10% na companhia. A Occidental Petroleum é uma multinacional de extração e exploração comercial de petróleo e gás com operações nos Estados Unidos, Oriente Médio, Norte de África, e América do Sul.
Nos últimos anos, o caixa da Berkshire Hathaway ficou voltado basicamente para recompra de ações, mas o atual cenário levado tem Buffett a olhar com certo otimismo para o setor energético nos próximos anos. Além da Occidental, outro negócio no radar é a rede de postos de combustíveis Pilot Travel Centers, da qual Buffet deseja se tornar sócio majoritário. O acordo inclui uma participação inicial de 38,6% e uma compra adicional de 41,4% em 2023, um investimento da ordem de 4 bilhões de dólares.