ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Pela primeira vez, mulheres são maioria na cúpula da Petrobras

Cinco dos nove cargos da diretoria são agora ocupados por mulheres, incluindo a presidência, atualmente liderada por Magda Chambriard

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jul 2025, 15h35 - Publicado em 14 jul 2025, 14h24

O  anúncio feito pela Petrobras da nomeação da engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano para a diretoria executiva de transição energética e sustentabilidade consolida pela primeira vez uma maioria feminina na alta gestão da companhia. Com a chegada de Angélica, cinco dos nove cargos da diretoria são agora ocupados por mulheres, incluindo a presidência, atualmente liderada por Magda Chambriard.

A nova composição, inédita na história da estatal, coloca a Petrobras na vanguarda da diversidade no mercado brasileiro. Segundo o estudo “Mulheres em ações”, divulgado pela B3 no ano passado, apenas 6% das companhias listadas têm três ou mais mulheres em suas diretorias, enquanto 59% não possuem nenhuma.

“A diversidade torna o ambiente mais saudável e produtivo. Esperamos inspirar outras mulheres a buscar cargos de liderança, especialmente no setor de petróleo e gás, que ainda é majoritariamente masculino”, disse Magda Chambriard.

Angélica Laureano traz à diretoria 45 anos de experiência, sendo 37 dedicados à Petrobras, onde liderou áreas estratégicas como Abastecimento e Energia, além da presidência da Gaspetro. Sua missão será liderar o compromisso da estatal com a transição energética e a sustentabilidade, com o objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050.

“Seguiremos investindo fortemente em projetos de descarbonização e diversificação das fontes renováveis”, disse Angélica. Seu mandato vai até abril de 2027.

Continua após a publicidade

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

7

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.