Pedidos de seguro-desemprego sobem para 223 mil na última semana nos EUA
Apesar do aumento do número de solicitações iniciais, o total de beneficiados caiu na semana passada

Os pedidos iniciais de seguro-desemprego somaram 223 000 na semana passada nos Estados Unidos, representando uma alta de 4 000 sobre a semana anterior. O resultado também é superior aos 212 000 pedidos registrados na mesma semana do ano passado. Apesar do aumento dos últimos dias, a média semanal de solicitações manteve-se estável também em 223 000, considerando-se as últimas quatro semanas.
Segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, 1,85 milhão de americanos estavam recebendo o seguro-desemprego na semana passada. O número representa 1,2% do total de trabalhadores que têm direito ao benefício no país. A taxa de beneficiados recuou 0,1 ponto percentual sobre a semana retrasada, quando 1,89 milhão de pessoas contaram com esse amparo.
Os cortes na máquina pública federal capitaneados pelo bilionário Elon Musk, responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental do gabinete de Donald Trump, também foram captados pela pesquisa. Segundo ela, 508 ex-funcionários federais solicitaram o seguro-desemprego na semana encerrada em 29 de março. Com isso, a semana retrasada encerrou com um total de 7 719 ex-servidores federais beneficiados pelo programa.