ASSINE VEJA NEGÓCIOS

O passo estratégico da China na corrida espacial que desafia Elon Musk

A China lançou um foguete carregado de satélites nesta quarta-feira, 12

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 fev 2025, 11h34

A China deu um passo estratégico na corrida pelos negócios no espaço com o lançamento do foguete de carga Longa Marcha 8A, nesta quarta-feira, 12.  O foguete tem capacidade de carga de 7 toneladas e  partiu carregando um grupo de satélites de órbita baixa da Terra para o espaço do Campo de Lançamento Espacial de Wenchang, na Província de Hainan,  no sul da China. 

Este lançamento reforça os planos chineses de competir com a Starlink, do bilionário Elon Musk , ao aumentar significativamente as capacidades de envio de equipamentos da China para redes de satélites de órbita terrestre média e baixa. Atualmente. A Starlink tem 7 mil satélites orbitando a Terra.

O  foguete Longa Marcha-8A trouxe uma inovação importante: ele juntou várias partes que antes eram separadas – como o suporte do satélite, a estrutura adaptadora e o módulo de instrumentos – em um único módulo multifuncional. Isso deixou o foguete 200 kg mais leve e aumentou sua capacidade de carregar satélites.

A  China prevê  uma série de lançamentos neste ano. O governo de Pequim tem ampliado investimentos no setor aeroespacial, acelerando sua presença no espaço e fortalecendo sua rede de comunicação e vigilância. Nos últimos anos, a China ampliou ainda mais sua capacidade de acesso ao espaço com a introdução de uma nova geração de foguetes, incluindo os modelos Longa Marcha-5, 6, 7 e 11. O lançamento do foguete com os satélites  foi a 559ª missão de voo da série de foguetes da família Longa Marcha.

O grupo levado ao espaço é o segundo de seu tipo e formará uma constelação de satélites de internet. Foi lançado às 6h30, desta quarta no horário de Brasília e, em seguida, entrou em sua órbita predefinida com sucesso. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.