Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O lucro bilionário da Havan e o plano para superar esse recorde em 2022

Rede teve seu maior faturamento no ano passado mesmo com crise de imagem de Luciano Hang; os R$ 13 bi, no entanto, ficaram abaixo do projetado

Por Felipe Mendes Atualizado em 15 fev 2022, 17h37 - Publicado em 15 fev 2022, 16h30

A rede de lojas de departamentos Havan, sediada em Santa Catarina, divulgou nesta terça-feira, 15, que obteve um faturamento recorde em 2021. Nem mesmo a crise de imagem envolvendo o depoimento de seu fundador, o empresário Luciano Hang, na CPI da Covid, em setembro, foi capaz de arrefecer o crescimento do grupo.

No ano, as vendas da companhia geraram 13 bilhões de reais de faturamento, um crescimento de 24% frente a 2020. O lucro líquido da companhia, por sua vez, somou 1,3 bilhão de reais, em linha com os resultados obtidos um ano antes. Para 2022, o grupo varejista prevê um faturamento de 16 bilhões de reais — índice semelhante ao que era a projeção inicial de receita da companhia para 2021, conforme declarado por Hang, em entrevista a VEJA.

Em 2021, a varejista inaugurou 15 novas megalojas, chegando a um total de 168 unidades presentes em 21 estados e no Distrito Federal. A empresa divulga que, com as novas operações, também foram criados cerca de 3 mil postos de trabalho. Hoje, a companhia conta com 22 mil colaboradores diretos e 130 mil indiretos. Para 2022, estão previstas oito inaugurações. Dentre os estados que vão receber esses investimentos estão Alagoas, Amazonas e o Rio Grande do Norte. Há de se destacar que o volume de aberturas será menor do que nos últimos anos, o que pode indicar, sobretudo, uma descrença de seu fundador com os rumos do país com as eleições deste ano (Hang é apoiador declarado do atual presidente Jair Bolsonaro, que tem sua reeleição ameaçada, segundo pesquisas de intenções de votos).

Como parte da estratégia de expansão multicanal da empresa, a Havan também concluiu as obras que ampliaram em 50% a estrutura de seu centro de distribuição, localizado em Barra Velha (SC), que passou a contar com mais de 200 mil metros quadrados de área construída. Além disso, a empresa informou que finalizou a implantação do Sistema de Armazenamento Automatizado Autoportante, que se trata de uma estrutura logística desenvolvida para a empresa, com investimento de 100 milhões de reais. Fora sua operação no varejo, o grupo Havan é composto por fundos de investimentos, uma operação no ramo imobiliário, postos de gasolina e pequenas centrais hidrelétricas. São motivos de sobra para o empresário bolsonarista estar sorrindo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.