ASSINE VEJA NEGÓCIOS

“O Brasil pode ser para o meio ambiente o que a Suíça foi para a segurança alimentar”, diz Gustavo Junqueira

O empresário e colunista de Veja Negócios diz que o agronegócio brasileiro tem características únicas por depender majoritariamente de financiamento privado

Por Diogo Schelp Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jul 2025, 11h15 - Publicado em 18 jul 2025, 10h04

Em entrevista ao programa VEJA+Verde, Gustavo Diniz Junqueira — empresário do agro, ex-secretário de Agricultura de São Paulo e colunista de Veja Negócios — discute como o agronegócio brasileiro se tornou referência em sustentabilidade, inovação tecnológica e financiamento privado. Junqueira destaca os avanços em práticas regenerativas, políticas públicas como o Plano ABC e o potencial do Brasil de liderar a produção sustentável global.

Ele alerta para a necessidade de políticas integradas que façam as tecnologias chegarem aos pequenos e médios produtores, além de reforçar a importância da rastreabilidade e da gestão no campo para responder às demandas internacionais e valorizar a agenda verde, especialmente diante da COP30, a conferência do clima da ONU que vai acontecer em novembro em Belém (PA). “O Brasil pode ser no século XXI para o meio ambiente o que a Suíça foi para a segurança alimentar no final do século XIX”, diz Junqueira.

O empresário e colunista destaca que o agronegócio brasileiro tem características únicas entre os setores econômicos brasileiros por depender majoritariamente de financiamento privado e por ter desenvolvido tecnologia nacional avançada em genética animal, insumos biológicos e técnicas regenerativas como o plantio direto — que utiliza o solo durante até 92% do ano, o dobro da média internacional.

Em relação às negociações internacionais, o empresário aponta que demandas como as da União Europeia nas tratativas para fechar um acordo com o Mercosul devem ser encaradas com estratégia: é necessário entender e responder aos requisitos — especialmente de rastreabilidade e transparência — com contratos de longo prazo que permitam financiar a adaptação do setor, sem criar barreiras não tarifárias disfarçadas de exigências ambientais.

“Sustentabilidade é sinônimo de boa gestão”, diz Junqueira. Ou seja, produtores mais preparados geram propriedades mais eficientes, produtivas e sustentáveis. Programas de capacitação, conectividade no campo e incentivo à inovação são essenciais para que o Brasil reforce sua liderança global.

Continua após a publicidade

O VEJA+Verde, conduzido pelo editor Diogo Schelp, traz empresários, personalidades, gestores públicos e especialistas para apresentar suas visões e soluções sobre um dos maiores desafios para a sobrevivência da humanidade: conciliar desenvolvimento econômico e social com preservação do meio ambiente.

Em sua primeira temporada, o VEJA+Verde tem como principal mote as discussões que serão levadas por governos, empresas e organizações ambientais para a COP30.

Para assistir às entrevistas do VEJA+Verde, acesse o streaming VEJA+ no portal de VEJA, o canal da marca no YouTube ou suas redes sociais.

Continua após a publicidade

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

7

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.