O médico Edson de Godoy Bueno, 73, fundador do Grupo Amil, sofreu um infarto agudo e morreu na manhã desta terça-feira em Búzios, no Rio de Janeiro.
Bueno ocupava o cargo de chairman do UnitedHealth Group para a América Latina e era membro de seu conselho desde 2012.
O grupo UnitedHealth comprou a Amil em 2012 por cerca de 10 bilhões de reais. Na ocasião, ele disse que as negociações para venda da Amil duraram três anos.
Segundo o site da revista Forbes, Bueno era a 18ª pessoa mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada em 3,1 bilhões de dólares.
De origem humilde, Bueno nasceu em Guarantã, no interior de São Paulo. Ele chegou a vender frutas de porta em porta e trabalhou como engraxate.
Inspirado em Moacyr Carneiro, o único médico de Guarantã à época, Bueno decidiu fazer medicina. Ele estudou na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ainda estudante, ele começou a trabalhar na Casa de Saúde São José, em Duque de Caxias, da qual se tornou dono em 1971. Em 1976, ao lado de um grupo de jovens médicos, criou a Rede Esho (Empresa de Serviços Hospitalares) para administrar três hospitais. Ele fundou a Amil em 1978.
Pelo Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a morte do empresário.