Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Três ministros do governo são exonerados para votar a favor da reforma

Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Álvaro Antônio (Turismo) têm mandato parlamentar e vão retornar temporariamente à Câmara

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h14 - Publicado em 6 ago 2019, 15h52

Os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), foram exonerados temporariamente nesta terça-feira, 6, para reforçar a base governista da Câmara na votação do segundo turno da reforma da Previdência. A expectativa do governo é de que a votação comece ainda hoje.

Os decretos que formalizam a licença dos ministros estão em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicada nesta tarde. A mesma estratégia foi adotada pelo governo no primeiro turno de votação da proposta. Depois de encerrados os trabalhos, os ministros devem retornar aos seus cargos no Executivo. A exceção foi Tereza Cristina, que permaneceu no cargo de ministra durante a votação.

O outro deputado federal que tem cargo no primeiro escalão de Bolsonaro, Osmar Terra (MDB-RS), não foi exonerado, assim como no primeiro turno. Seu suplente, Darcísio Perondi (MDB-RS), é defensor da reforma e vice-líder do governo na Câmara.

Continua após a publicidade

Mais cedo, Onyx disse que o governo espera que a votação da reforma seja concluída na quarta-feira 7 na Câmara dos Deputados. Até o meio da tarde desta terça, a sessão ainda não havia começado. Parlamentares passaram o dia reunidos com o ministro da Casa Civil e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para traçar estratégias na votação. 

No segundo turno, também são necessários ao menos 308 votos favoráveis a proposta (do total de 531 deputados) para que o texto possa ser aprovado. Em primeiro turno, o placar foi de 379 a favor e 191 contrários,

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.