Ministro viaja a Europa para mostrar projeto do túnel Santos-Guarujá a investidores
A abertura das propostas está prevista para o dia 1º de agosto e o custo do projeto é estimado em 6 bilhões de reais

Projetado para ser o primeiro túnel imerso do Brasil, a ligação entre Santos e Guarujá — com previsão de conclusão para até 2030 — está em fase de apresentação a investidores e construtoras internacionais.
O projeto, que é fruto de uma parceria entre os governos federal e paulista, vai custar 6 bilhões de reais e a abertura das propostas está prevista para o dia 1º de agosto. Com um 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros submersos, e três faixas por sentido, o projeto inclui espaço para VLT, pedestres e ciclistas.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na próxima segunda-feira, 21, uma viagem por países da Europa para apresentar a investidores estrangeiros detalhes do projeto . Em Portugal, o governo informa que está prevista uma reunião com a Mota-Engil, cuja sócia chinesa CCCC participou de obras como os túneis de Dalian e de Hong Kong–Zhuhai–Macau.
Na Holanda, os encontros envolvem a Ballast Nedam, que construiu o túnel de Nieuwe Waterweg, e a TEC Tunnel, que atuou em ligações como Øresund (Dinamarca-Suécia) e Busan-Geoje (Coreia do Sul).
A visita técnica será concluída na Dinamarca, com inspeção às obras do túnel de Fehmarnbelt, que terá 18,1 quilômetros e deve se tornar o mais longo túnel combinado (rodoviário e ferroviário) submerso do mundo.