Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ministro propõe criação de Agência Global de Biocombustíveis em Davos

Alexandre Silveira propôs a criação de uma agência global que concentre os esforços para o fomento da adoção dos combustíveis renováveis

Por Pedro Gil Atualizado em 7 Maio 2024, 16h19 - Publicado em 18 jan 2024, 09h56

Em reunião que aconteceu nesta quinta-feira, 17,, com autoridades de países que compõem a Aliança Global dos Biocombustíveis, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira propôs a criação de uma agência global que concentre os esforços para o fomento da adoção dos combustíveis renováveis na matriz energética mundial. Segundo o ministro, a presidência do Brasil no G20 irá reafirmar o potencial brasileiro na produção de biocombustíveis, se tornando palco para consolidá-los em todo o mundo.

O diretor da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, que participou do encontro, também reconheceu o comprometimento do governo brasileiro com o desenvolvimento do setor de biocombustíveis e a sua importância na promoção da descarbonização da matriz de transportes, com o etanol e biodiesel, além das possibilidades do biogás geração de energia elétrica e biometano.

Durante a reunião, Silveira apresentou aos demais integrantes da Aliança o Programa Combustível do Futuro, maior iniciativa de descarbonização da mobilidade do planeta. A proposta feita pelo Ministério de Minas e Energia (MME) está em tramitação no Congresso Nacional e inclui a integração das políticas públicas de mobilidade e adoção da metodologia da análise do ciclo de vida do combustível do poço à roda. Também introduz o SAF e o diesel verde na matriz energética; cria o marco legal para atração de investimentos na captura e estocagem de CO²; e aumenta a mistura do etanol na gasolina para 30%.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.