ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Ministério do Trabalho diz que reforma vale para todos os contratos

Parecer diz que a reforma vale para todos os contratos de trabalho, inclusive os assinados antes da vigência da nova lei

Por Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h20 - Publicado em 15 Maio 2018, 15h14

Para tentar acabar com as dúvidas envolvendo o alcance da reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, o Ministério do Trabalho publicou no Diário Oficial da União de hoje um parecer elaborado pela consultoria jurídica.

O documento diz que a reforma vale para todos os contratos de trabalho, inclusive os assinados antes da vigência da nova lei. Essa dúvida surgiu em abril, quando a medida provisória 808, que regulamentava a reforma, perdeu a validade depois de não ter sido votada a tempo pelo Congresso Nacional.

De acordo com o parecer do Ministério do Trabalho, “a perda de eficácia da MP não modifica o fato jurídico de que a modernização trabalhista é aplicável a todos os contratos de trabalho regidos pela CLT, inclusive àqueles iniciados antes da vigência da nova Lei, e que continuaram em vigor após 11 de novembro de 2017”.

Segundo a pasta, esse entendimento deve ser usado pelos fiscais do Trabalho durante o serviço de autuação das empresas. “A aprovação pelo ministro gera efeito vinculante para a administração no âmbito do Ministério do Trabalho, e traz segurança jurídica, sobretudo na atuação fiscalizatória dos servidores desta Pasta, que deverão obrigatoriamente segui-lo.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.