Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Meirelles: com reformas, PIB pode crescer 4% dentro de 4 anos

Mudanças trariam aumento do nível de atividade, consumo e investimentos; o ministro diz que há "boa chance" da reforma da Previdência ser aprovada neste ano

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 12 out 2017, 22h45 - Publicado em 12 out 2017, 20h23

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o potencial de crescimento do PIB do país, em até 4 anos é de 4%, com a adoção de reformas econômicas que permitirão um aumento do nível de atividade, consumo e investimentos. A avaliação foi feita durante evento nesta quinta-feira em Washington. Em relação a 2018, disse que considera a previsão de alguns analistas, de alta de 3%, como um “bom  número”.

Meirelles avaliou que as mudanças estruturais permitirão que a taxa neutra de juros (que não gera pressão inflacionária) continue caindo, dando condições para um crescimento maior. “Isso evidentemente depende de aprovação das reformas macroeconômicas, por exemplo da reforma da Previdência e da reforma tributária, que é muito importante, simplificando o sistema tributário brasileiro”, disse. Em relação à mudança na previdência, acredita que “há uma chance muito boa” de o Brasil aprovar uma proposta até o final do ano.

O ministro também falou da importância de se fazer reformas microeconômicas.”Algumas delas já foram aprovadas, como a taxa de juros de longo prazo para o BNDES, que é muito importante”, disse.

Continua após a publicidade

O ministro também citou que a inflação nos últimos 12 meses no Brasil, de 2,5%, está nos índices mais baixos da história recente. Acrescentou que a taxa de juros real sobre a inflação de um ano “também está nos níveis mais baixos da história”. Para Meirelles, esses fatores mostram que a política econômica está funcionando em todas as áreas. “Agora, é importante que tudo isso seja complementado pelas outras políticas que farão com que a taxa de crescimento potencial do Brasil aumente, o que eu acho que é possível”, apontou o ministro.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.