Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

PIB: ‘Entraremos em 2018 em um ritmo forte’, diz Meirelles

Ministro da Fazenda comemorou alta de 0,2% no PIB após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego

Por Da redação
Atualizado em 1 set 2017, 18h15 - Publicado em 1 set 2017, 12h23

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a alta de 0,2% no PIB do segundo trimestre divulgado pelo IBGE na manhã desta sexta-feira. Em nota, Meirelles considerou que as medidas tomadas pela equipe econômica estão surtindo efeito após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego.

 

As empresas estão voltando a contratar. A inflação baixa e a queda consistente dos juros contribuem para a retomada do consumo das famílias. O IBGE mostrou que o consumo familiar voltou a crescer depois de nove trimestres de retração”, diz trecho do texto. 

O ministro também acredita que a melhora vai continuar nos próximos meses. “Entraremos em 2018 num ritmo forte e constante”, escreveu.

Continua após a publicidade

Para 2018, Meirelles estima que o crescimento da economia fique entre 2,5% e 3%. A proposta orçamentária enviada ao Congresso tem uma projeção de crescimento mais conservadora, de 2%.

Um dos fatores que impulsionaram o crescimento do consumo familiar foi a liberação das contas inativas do FGTS, que injetou cerca de 40 bilhões de reais na economia. Boa parte desse dinheiro foi direcionada para o consumo.

O consumo das famílias cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Foi a primeira alta após nove trimestres seguidos de queda, segundo o IBGE. 

Mais cedo, o presidente Michel Temer, que está em visita oficial à China, classificou o resultado do PIB como “uma boa solução”. Temer deu a declaração durante entrevista a jornalistas após encontro com o presidente do país asiático, Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Keqiang e com o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yu Zhengsheng, no  Grande Palácio do Povo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.