ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Marca queridinha de fashionistas encalha nas lojas

Francesa Vetements foi a marca do momento há alguns anos, mas enfrenta queda brusca nas vendas. Preço alto é o culpado, apontam especialistas

Por Estadão Conteúdo 1 abr 2018, 13h28

As vendas da marca francesa Vetements, que há alguns anos ganhou status de cult e conquistou uma legião instantânea de fãs, não param de cair, de acordo com apuração do site Highsnobiety, especializado em moda. “Do ponto de vista do varejo, a Vetements está morta”, afirmou um buyer (profissional que define o que será vendido em multimarcas) anônimo.

“Nas últimas duas estações, ninguém está nem olhando para a grife. As vendas tiveram uma queda dramática, chegando ao ponto de vermos peças em outlets com descontos de 60 a 70%”, falou ele à publicação.

Outros buyers endossaram a afirmação, dizendo que os preços das roupas da Vetements são altos demais para a qualidade que oferecem. “Os clientes têm preferido comprar Balenciaga, que oferece looks parecidos por um valor menor e qualidade maior”, escreveu o Highsnobiety. Desde 2015, a Balenciaga tem como diretor criativo o estilista georgiano Demna Gvasaglia, que é também o nome por trás da Vetements.

Criada em 2009 por Gvasaglia, a etiqueta ganhou status de “grife do momento” e conquistou uma série de admiradores ao redor do mundo – incluindo estrelas como Kendall Jenner, Rihanna e Kanye West. O jornalista americano Tim Blanks, do Business of Fashion, chegou a definir a Vetements como “a marca pela qual o mundo da moda estava esperando”.

Flertando com a moda das ruas, o estilista soube bem como traduzir a vontade dos jovens em suas roupas. Muito do sucesso da grife foi pautado na ironia das suas criações. Exemplo disso é a série de itens com logo da DHL, uma empresa de entregas alemã; ou o jeans com uma abertura traseira, feito em parceria com a Levi’s.

Continua após a publicidade

Tudo a preços altíssimos: uma camiseta da DHL custava 200 dólares, enquanto a calça poderia ser comprada por 1.360 dólares. Por uma camiseta com o rosto do rapper Snoop Dogg estampado, a marca chegou a cobrar 924 dólares.

À medida em que o fator novidade foi passando, a Vetements foi perdendo a atenção do público – e isso se reflete nos números do faturamento. A marca ainda não se posicionou oficialmente sobre a informação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.