A nova crítica de Lula sobre o tarifaço de Trump
Presidente falou durante a abertura da 29ª Feicon, em São Paulo e afirmou que Trump acha que é capaz de ditar regras para tudo

Em discurso na abertura da 29ª Feicon, em São Paulo, evento voltado para construção civil e arquitetura, o presidente Lula criticou o presidente Donald Trump dizendo que o presidente dos EUA está dando um cavalo de pau nas relações internacionais do mundo.
“Eu estou vendo o comportamento do presidente Trump nos Estados Unidos, eu não sei o que vocês pensam, mas eu acho que não vai dar certo”, afirmou Lula. “Ninguém pega um transatlântico daquele, carregado, e faz as coisas que estão acontecendo lá. (…) De repente, esse mundo tem um cavalo de pau, em que o cidadão, sozinho, acha que ele é capaz de ditar regras para tudo o que vai acontecer no mundo.”
O presidente voltou a defender o multilateralismo e o compromisso com acordos globais. “Ninguém esquece que todos os países querem ter soberania e querem estabelecer um processo de harmonia. Afinal de contas, a coisa mais importante hoje é o multilateralismo”, disse Lula, em referência à crescente onda de protecionismo. “Quantos anos vocês passaram ouvindo que era preciso defender o livre comércio? Quantos anos vocês ouviram passar dizendo que era preciso ter globalização?”
Afirmando que a atitude do presidente Trump pode não dar certo, o presidente pediu aos brasileiros que mantenham o equilíbrio. “Mantenhamos o equilíbrio para que a gente tome decisão com base nas nossas realidades”, disse Lula.
O presidente defendeu que o Brasil precisa de estabilidade política, jurídica, econômica e social para avançar. “Todo mundo precisa de previsibilidade”, afirmou. Segundo ele, a confiança dos empresários e investidores é moldada pelas expectativas geradas no dia a dia. “Se fala bem da economia, vocês se sentem encorajados. Mas se fala que não vai dar certo, vocês falam: eu vou me retrair.”