Lula cita Chico Mendes para defender fundo global de preservação de florestas tropicais
"Os serviços ecossistêmicos que prestam para a humanidade precisam ser remunerados", disse o presidente
Em almoço com líderes globais para promover o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), o presidente Lula disse que as matas nativas preservadas deveriam ser consideradas no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) dos países. “Os serviços ecossistêmicos que prestam para a humanidade precisam ser remunerados, assim como as pessoas que protegem as florestas”, disse Lula. Ele afirmou também que “os fundos verdes e climáticos internacionais não estão à altura dos desafios que a mudança climática nos coloca”.
Lula fez uma breve explicação do funcionamento do fundo, que será administrado interinamente pelo Banco Mundial: “O TFFF não é baseado em doação. Seu papel será complementar aos mecanismos que passam. Os investimentos serão pagos pela redução de emissões de gás de efeito estufa. O portfólio vai se diversificar em ações e títulos. Os lucros gerados serão repartidos entre os países de florestas tropicais e os investidores.”
Segundo Lula, a meta é que cada país possa receber até 4 dólares por hectare preservado. Mais de 70 países em desenvolvimento seriam elegíveis para receber parte dos recursos.
Para encerrar, Lula citou o seringalista Chico Mendes, assassinado em 1988: “Como nos disse o ambientalista brasileiro Chico Mendes, dizia ele, no começo pensei que estava lutando para salvar as seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica, agora percebo que estou lutando para salvar a humanidade.”
O governo brasileiro espera atrair 25 bilhões de dólares em investimentos soberanos para viabilizar o TFFF.
Cuidar do meio ambiente é caminho para ‘evoluir internamente’, diz Anitta
Lula pede ação imediata na COP30 e desafia líderes a transformar promessas em resultados
Estados Unidos divulgam inflação em meio ao shutdown
O clima amistoso do príncipe William com Seu Jorge e Anitta
Cafu conta sobre experiência ‘extraordinária’ com príncipe William no Maracanã







