Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lula celebra resultado do PIB do 1º tri: ‘estamos no rumo certo’

Presidente citou projeção do FMI que coloca Brasil como 8º maior economia do mundo ao fim de 2024

Por Camila Barros 4 jun 2024, 12h12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que avançou 0,8% no período, segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 4.

Em sua conta na rede social X, Lula aproveitou para celebrar uma projeção do FMI que coloca o Brasil como a 8ª maior economia do mundo ao fim de 2024, subindo uma posição no ranking. “Mais uma prova de que estamos no rumo certo”, escreveu.

O PIB brasileiro cresceu 0,8% no 1º tri de 2024 em relação ao trimestre anterior, levemente acima das expectativas do mercado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a alta foi de 2,5%.

No relatório World Economic Outlook, divulgado em abril, o FMI revisou para cima a projeção de crescimento para o Brasil em 2024. A previsão é de que o PIB cresça 2,2% no ano, somando 2,331 trilhões de dólares. Neste cenário, o país ultrapassará a Itália, que deve terminar o ano com um PIB de 2,328 trilhões de dólares, segundo o FMI. Desta forma, o Brasil se tornaria a 8ª maior economia do mundo ao fim deste ano.

Continua após a publicidade

“Os pressupostos da política monetária são consistentes, tendo como meta a convergência da inflação dentro da faixa de tolerância até o final de 2024″, diz um trecho do relatório do Fundo.

O Brasil retornou à lista das 10 maiores economias do mundo em 2023, após deixar o grupo em 2020, quando caiu para a 12ª posição. Em 2022, o país estava em 11º lugar no ranking. Pelas estimativas do FMI, o Brasil continuará como 8° na lista até 2029, último ano com projeções do Fundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.