Lideranças que constroem o amanhã
Em sua 28ª edição, o Programa Empreendedor do Ano Brasil, da EY, celebra líderes que transformam ideias em impacto e inspiram o futuro dos negócios
Transformar visão em ação, propósito em valor e inovação em impacto. Esses são traços que definem os empreendedores capazes de impulsionar o crescimento, gerar oportunidades e deixar um legado positivo para o país.
Há 28 anos, o Programa Empreendedor do Ano Brasil, promovido pela EY, empresa líder global em auditoria e consultoria, reconhece e dá visibilidade a histórias inspiradoras que fortalecem o ecossistema empreendedor brasileiro. Mais do que reconhecer conquistas, o programa homenageia líderes que empreendem com compromisso, resiliência e visão de futuro — profissionais que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do país e se tornam referência em seus setores.
Desde sua criação, o programa já destacou mais de 400 empreendedores que simbolizam o espírito inovador e transformador do Brasil , — de Cleusa Maria da Silva (Sodiê Doces), Rubens Menin (MRV), Chaim Zaher (Grupo SEB) e Antonio Soares (Dock) a Luiza Trajano (Magazine Luiza), David Feffer (Suzano Holding), Nizan Guanaes (Grupo ABC), Carlos Wizard Martins (Grupo Multi), Sônia Hess (Dudalina), Frederico Trajano (Magazine Luiza) e Flávio Augusto da Silva (Wise Up). Histórias únicas que têm em comum a capacidade de transformar desafios em oportunidades, inspirar novas gerações de empreendedores e contribuir para o desenvolvimento do país.
28 anos de histórias que inspiram o futuro
Em 2025, o Empreendedor do Ano Brasil segue valorizando a pluralidade e a força do ecossistema empreendedor nacional, reconhecendo lideranças em diferentes estágios e modelos de negócio.
O programa contempla sete categorias principais:
- Master – empreendedores fundadores de empresas maduras, consolidadas e referência em seus mercados;
- Emerging – líderes de negócios promissores, com crescimento acelerado e forte potencial de inovação;
- Impacto – empreendedores que integram propósito socioambiental à estratégia de negócio, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
- Family Enterprise – famílias empresárias que realizaram com sucesso a transição entre gerações, preservando valores e competitividade;
- Executivo Empreendedor – líderes corporativos que promovem inovação e crescimento dentro de empresas consolidadas;
- Lifetime Achievement – empreendedores com trajetórias marcantes e contribuição reconhecida ao desenvolvimento econômico e social do Brasil;
- Winning Women Brazil – empreendedoras que participaram do programa global da EY voltado à aceleração de negócios liderados por mulheres, reforçando o compromisso com a diversidade e o protagonismo feminino.
O empreendedorismo como força de transformação
Cada edição do Empreendedor do Ano reafirma a crença da EY de que o empreendedorismo é um motor de desenvolvimento social e econômico, capaz de gerar impacto real nas comunidades e no país.
Das empresas que ampliam o acesso à educação e à saúde aos negócios que incorporam tecnologia e sustentabilidade ao dia a dia das pessoas, os homenageados traduzem a vitalidade, a criatividade e o propósito que movem o Brasil.
“O Empreendedor do Ano é mais do que um reconhecimento — é uma celebração da coragem de inovar e transformar. Ao dar visibilidade a essas trajetórias, a EY reforça seu compromisso de inspirar o crescimento sustentável e fomentar um ecossistema empreendedor mais forte, inclusivo e diverso.”, afirma Raquel Teixeira, sócia-líder da EY Private LATAM e líder dos programas de relacionamento.
Reconhecimento que transcende fronteiras
O empreendedor reconhecido na categoria Master representará o Brasil na etapa global do EY World Entrepreneur Of The Year™, em maio de 2026, em Mônaco. Criado em 1986, nos Estados Unidos, o Programa EY Empreendedor do Ano se consolidou como uma das principais iniciativas internacionais voltadas ao empreendedorismo.
A presença brasileira nesse cenário reforça o papel do país em um cenário global do empreendedorismo e a relevância das histórias que daqui emergem.
“Os empreendedores reconhecidos pelo programa refletem o que o Brasil tem de melhor: a capacidade de inovar, superar adversidades e gerar valor para toda a sociedade”, diz Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY no Brasil.
28ª Edição: homenagear o presente, inspirar o futuro
A cerimônia da 28ª edição do Empreendedor do Ano Brasil será realizada no dia 28 de outubro de 2025, reunindo líderes que representam a excelência, a diversidade e o propósito do empreendedorismo nacional. Mais do que um evento de celebração é um encontro de visões que moldam o futuro dos negócios no país — lideranças que, com coragem e inovação, seguem transformando a realidade ao seu redor.
Confira a lista completa de líderes reconhecidos nas categorias do Programa EY Empreendedor do Ano Brasil:
- Master
Ari de Sá Neto, Arco Educação
Thiago De Luca, Frescatto
Luiz Felipe Coutinho, Origem Energia
- Emerging
Nérope Bulgareli, Zig
Emerson de Lima, Sauter
Dr.Guilherme Berardo e Dr. Vitor Asseituno, Sami
Otto Guarnieri, Mais Mu
Richard Albanesi, THE LED
Eduardo Ferreira Lima e Sílvio Aragão, Avantia
Ralf Sebold, Bold S.A.
- Impacto
Luís Magalhães, Newton Ferraro e Matheus Muller, O2eco Tecnologia Ambiental
Leonardo Simão, Calma da Mente – Saúde mental para Alta Performance
Camillo Torquato, T&D Sustentável
Natália Inês Costa, CENSA
- Family Enterprise
Ivens Dias Branco Júnior, M. Dias Branco
- Executivo Empreendedor
Dra. Jeane Tsutsui, Grupo Fleury
- Lifetime Achievement
William Ling, Évora S.A / Instituto Ling
- Winning Women Brazil
Fernanda Colini, Paula Colini e Renata Pessoa, Obratec Engenharia e Construções
Mônica Schimenes, MCM Brand Experience
Marilia Frazillio, FF Solutions
Vitoria Oliveira, Connectabil
Flávia Rios, Rede Comunicação
Empreendedor do Ano Brasil — 28 anos de histórias que inspiram o futuro.Saiba mais em: https://ey.com.br/eoybrasil
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Lucro da Petrobras sobe 23% no terceiro trimestre, enquanto exportações da China caem
Michael Caine e mais: os artistas que cederam suas vozes para clonagens de empresas de IA
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







