JBS nomeia novo membro para o Conselho de Administração
Empresa escolheu o presidente da Vigor, Gilberto Xandó, para a vaga deixada por Joesley Batista, que renunciou em maio
A JBS nomeou o presidente da Vigor, Gilberto Xandó, para a vaga do Conselho de Administração aberta após a renúncia de Joesley Batista. Ambas as empresas pertencem à J&F, comandada por Joesley. Ele deixou o comando do conselho da JBS em maio, na semana seguinte à divulgação de sua delação premiada, que envolveu diversos políticos e o presidente Michel Temer, e derrubou mercados e as ações do frigorífico. A presidência do conselho, que ficava a cargo de Joesley, foi ocupada por Tarek Farahat.
Xandó vai acumular a nova função com a presidência da Vigor – seu mandato termina em 2020. Ele está à frente da empresa desde 2011 e teve passagens pela Natura e Sadia. Ele é formado em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com pós graduações pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Fundação Dom Cabral / INSEAD.
O comunicado da escolha do executivo foi divulgado no início da noite, após o fechamento do mercado. Mais cedo, as ações da JBS tiveram baixa 0,59%, encerrando o dia em 6,76 reais. O Ibovespa teve alta de 0,15%, a 61.922 pontos.
A empresa também anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Marcelo Proença como novo diretor global de compliance. A medida pretende garantir melhores práticas de governança do mercado, depois de envolvimento de executivos da empresa em atos ilícitos.