Itaú e Banco do Brasil estão entre as 500 marcas mais valiosas do mundo
Bancos brasileiros são únicas empresas da América Latina a aparecer no ranking da Brand Finance

Nesta terça-feira, 21, a consultoria Brand Finance divulgou o novo ranking das marcas mais valiosas do planeta. Os bancos Itaú e Banco do Brasil são os únicos representantes do Brasil na lista intitulada Global 500 2025 e nenhuma outra marca da América do Sul aparece no relatório.
O valor da marca Itaú subiu 3% em um ano, chegando a 8,6 bilhões de dólares ou 51,6 bilhões de reais e pontuando como a 274ª mais valiosa do mundo. Já o Banco do Brasil ficou no 467º lugar e registrou queda de 4% no valor de sua marca, para 5,2 bilhões de dólares ou 31,2 bilhões de reais.
O primeiro lugar do ranking seguiu o padrão do ano anterior: A americana Apple é a marca mais valiosa do mundo, com seu valor aumentando 11% para 574,5 bilhões de reais, seguida pela Microsoft no segundo lugar e o Google no terceiro. O top cinco desponta da seguinte maneira:
1) Apple: US$ 574,5 bilhões, alta de 11% em relação a 2024
2) Microsoft: valor da marca de US$ 461,1 bilhões, alta de 35%
3) Google: US$ 413,0 bilhões, alta de 24%
4) Amazon: US$ 356,4 bilhões, alta de 15%
5) Walmart: valor da marca de US$ 137,2 bilhões, alta de 42%
Segundo a consultoria, a Itaú Unibanco e o Banco do Brasil se destacam devido ao seu amplo alcance, forte reputação de marca e posicionamento estratégico no setor de serviços financeiros. No relatório, ela também afirma que o Brasil é uma das maiores economias do mundo, com um mercado consumidor dinâmico e base industrial diversificada, mas também com atividade agrícola forte, tendo desenvolvido ainda um setor de serviços e tecnologia.
“Este cenário econômico fornece terreno fértil para o crescimento e desenvolvimento de marcas fortes, particularmente aquelas reconhecidas pela população brasileira e que demonstram resiliência em meio à volatilidade econômica”, diz o texto. Apesar do aumento do seu valor, a marca Itaú caiu 11 posições no ranking em relação ao ano passado, ficando na 274ª posição. A marca Banco do Brasil apresentou um declínio de 36 pontos em sua classificação após a redução de 4% no seu valor.