Inflação perde fôlego, mercado se anima e bolsa de valores sobe com força
Quem aproveita o dado positivo são as empresas do varejo, que apresentam altas na sessão desta terça-feira; entenda
A bolsa de valores opera em expressiva alta na manhã desta terça-feira, 12. O Ibovespa, principal índice de referência da B3, opera em alta de 1,50%, cotado aos 137,6 mil pontos. O resultado repercute o dado de inflação. O IPCA, considerado o índice oficial de inflação, que registrou alta de 0,26% em julho. É bem abaixo da expectativa do mercado, que girava em torno de 0,37%. Em junho, o IPCA marcou 0,24% e um mês antes, 0,26%.
“O movimento é impulsionado pela surpresa positiva do IPCA”, resume Antonio Patrus, diretor financeiro da Bossa Invest. O dado reforça a percepção do mercado de que a inflação está sob controle. E o IPCA ‘enjaulado’ é o primeiro indicativo claro de que a taxa básica de juros, a Selic, pode começar mesmo uma trajetória de queda.
O Comitê de Política Monetária (Copom), vale lembrar, manteve a taxa em 15% ao ano na última reunião. Não há qualquer indicativo de que a taxa vai ser reduzida ainda este ano, com o mercado majoritariamente contando com uma queda a partir do primeiro trimestre de 2026. A inflação permanecendo sob controle, no entanto, indica que a política monetária pode afrouxar o cinto da taxa mais rapidamente a partir do ano que vem.
A taxa só não deve começar a cair neste ano por conta do cenário externo. O tarifaço de Donald Trump embaralhou as coisas por aqui. A autoridade monetária, então, deve seguir acompanhando os efeitos da taxação de 50% das exportações brasileiras para os Estados Unidos antes de tomar qualquer decisão importante.
Inflação baixa é boa para o varejo
Inflação baixa é sempre bom para empresas do varejo, por isso, as ações de Casas Bahia (BHIA3) valorizavam na manhã desta terça-feira mais de 3%. Lojas Renner (LREN3) também estava em alta, mas em torno de 1,50%. Magazine Luiza (MGLU3) valorizava também: mais de 2%.
As principais ações da bolsa de valores também experimentavam um dia de alta, com Petrobras seguindo no ritmo de recuperação após o tombo da semana passada. Os papéis da Vale (VALE3) subiam mais de 1%.
Cientistas enviam declaração a países participantes da COP30
A riqueza que vem da natureza protegida
Governo busca R$ 30 bilhões com corte de gastos e mais impostos em novo pacote
SP reúne investidores internacionais com foco na COP30
Secretário da ONU alerta que mundo deve acelerar transição energética ou enfrentará estagnação econômica







