ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Inflação dos EUA sobe acima do esperado, levando taxa anual para 3,1%

O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,3% no mês, superando as previsões de 0,2%. A taxa anual ainda segue longe da meta de inflação, de 2% ao ano

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 17h19 - Publicado em 13 fev 2024, 11h09

A inflação nos Estados Unidos surpreendeu os economistas em janeiro, com um aumento mais acentuado do que o esperado. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% no mês, superando as previsões de 0,2%. Em termos anuais, a inflação atingiu 3,1%, ultrapassando as expectativas de 2,9%.

Os economistas esperavam que a inflação desacelerasse para 2,9% em termos anuais, com o núcleo previsto em 3,7%. Se confirmadas, essas leituras seriam as mais baixas em quase três anos. Os números, no entanto, vieram acima e contradizem as expectativas anteriores para a economia do país. A alta foi impulsionada principalmente pelos preços elevados de habitação e aluguéis, que continuaram a pesar sobre os consumidores. Excluindo os preços voláteis dos alimentos e da energia, o núcleo aumentou 0,4% em janeiro e 3,9% em relação ao ano anterior, contra previsões de 0,3% e 3,7%, respectivamente.

Inicialmente, previa-se que o crescimento do emprego desacelerasse e que a inflação retrocedesse gradualmente para a meta de 2%, levando o banco central americano, o Federal Reserve (Fed), a reduzir as taxas de juros. No entanto, a economia seguiu um caminho diferente, com um aumento explosivo do emprego e uma inflação aparentemente em ascensão, obrigando o Fed a prolongar a expectativa de cortes nas taxas de juros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.