ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Incerteza aumenta com nova operação contra Bolsonaro e bolsa perde fôlego

Bolsa por volta do meio-dia mostrava queda, indicando que o Ibovespa pode perder o fôlego mostrado no primeiro semestre do ano

Por Daniel Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 jul 2025, 11h39

A bolsa de valores recua nesta sexta-feira, 18, em mais um dia repleto de notícias importantes vindas de Brasília. Pela manhã, e antes da abertura do mercado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a execução de operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que agora terá de usar tornozeleira.

Houve também uma busca na residência do político na capital federal. Ao fato político soma-se a incerteza em torno da efetiva aplicação da tarifa de 50% às exportações brasileiras por parte de Donald Trump e das investigações anunciadas pelo governo norte-americano que afetam até o Pix.

Com isso, a bolsa de valores, em torno do meio do dia, acusava queda em torno de 0,40%.

A pontuação está atualmente em 135 mil pontos, trata-se de uma redução em relação ao teto obtido recentemente – de 141 mil pontos. Mas ainda representa um avanço em relação ao patamar do início do ano, que girava em torno de 120 mil pontos. Mas a incerteza recente, que mistura em uma trama intricada política interna, externa e economia, parece ter colocado uma barreira na disposição da bolsa de valores de manter o fôlego e superar a barreira simbólica dos 150 mil pontos.

Um exemplo é o desempenho recente do Ibovespa. Na semana passada, o índice de referência da bolsa de valores recuou 3,59% – e isso foi a maior queda semanal registrada desde a semana encerrada em 16 de dezembro de 2022. Nesta semana, até a quinta-feira, o índice experimentava nova queda acumulada, desta vez de 0,46%. Os dados são de Einar Rivero, fundador da Elos Ayta.

Continua após a publicidade

Desempenho das ações

Os papeis da Azul (AZUL4) tinham desempenho bastante ruim na sexta, com queda próxima aos 3%. Já os papeis pesos-pesados do Ibovespa apresentam comportamentos diferentes. A Vale (VALE3) crescia pouco 0,3%. E Petrobras caía pouco: cerca de 0,2%. Itaú, principal banco brasileiro e outra ação importante no Ibovespa, também recuava no pregão.

Itaú BBA
(Reprodução/Reprodução)

Selic e balanços

O mercado também começa a analisar e fazer apostas por conta da nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O colegiado do Banco Central ocorre no fim do mês. Também neste fim de julho de 2025 as empresas começam a divulgar seus balanços referentes ao segundo trimestre. Os bancos brasileiros, iniciam as divulgações no dia 30.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

7

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.