IGP-M, a inflação dos aluguéis, cai 0,77% em julho
Queda foi menos intensa do que a registrada no mês passado e foi puxada pelos índices ao produtor (IPA) e ao consumidor (IPC)

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) utilizado como base para o cálculo de reajustes dos aluguéis recuou 0,77% em julho. A queda foi menor do que a registrada no mês anterior, de -1,67%.
Os dados da “inflação dos aluguéis” foram divulgados nesta quarta-feira, 30, pelo FGV IBRE e mostram que a queda menos intensa foi puxada pelos índices ao produtor (IPA) e ao consumidor (IPC), com destaque para matérias primas brutas no IPA e pelo grupo alimentação no IPC. Já Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,91% em julho, porém menos do que no mês passado quando a alta foi de 0,96%.
Em 2025, o índice acumula queda de 1,70%, mas nos últimos 12 meses a alta é de 2,96%. No ano passado, o índice registrou variação positiva de 0,61% em julho e a alta acumulada em 12 meses era de 3,82%.
“Os preços ao produtor recuaram de forma menos intensa, refletindo a maior pressão vinda das matérias-primas minerais e do petróleo. No IPC, aumentos disseminados em diversos grupos —como habitação e despesas diversas — contribuíram para a reversão do movimento de desaceleração observado desde março”, diz Matheus Dias, economista do IBRE.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: