Ibovespa cai em linha com Wall Street e dólar sobe, com mercado cauteloso com Trump
Bolsa brasileira acompanha queda dos principais índices de ações de Nova York, onde os investidores aguardam as próximas decisões de Trump

O Ibovespa opera em baixa no início do pregão desta quinta-feira 10. Às 11h50, o principal índice da bolsa brasileira recuava 0,6%, abaixo dos 127.000 pontos. A bolsa, que chegou a recuar 1%, reduziu as quedas, mas segue em viés negativo até o momento. As ações ordinárias da Petrobras (PETR3) caíam 2,7% e eram cotadas a 34,59 reais. As preferenciais (PETR4) perdiam quase 3%, sendo negociadas por 32,31 reais. Já a Vale (VALE3) avançava 0,7%, para 52,23 reais. Ao mesmo tempo, o dólar subia 1% e era cotado a 5,90 reais para venda.
Os números mostram que os agentes financeiros ainda não estão totalmente tranquilos em relação aos próximos passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ontem, o republicano suspendeu por 90 dias o início da vigência das tarifas recíprocas sobre as importações dos países que serão taxados acima da alíquota mínima de 10%. A decisão aliviou os mercados, que passaram a subir com força na tarde de ontem, recuperando parte das pesadas perdas dos últimos dias.
A decisão de Trump de elevar a tarifa da China de 104% para 125%, contudo, deixa os investidores apreensivos. A vigência dessa sobretaxa não foi adiada, e os mercados observam agora se Pequim adotará novas retaliações, após anunciar uma alíquota de 84% sobre as importações americanas.
A desconfiança também se manifesta nos primeiros negócios em Wall Street nesta quinta-feira, com os principais índices de ações recuando. O Dow Jones caía 2,35%, o Nasdaq tombava 3,27%, e o S&P 500 recuava 2,81%.