Ibovespa atinge 157 mil pontos e emenda 15ª alta seguida após avanço no fim do shutdown nos EUA
A sequência de ganhos, inédita desde 1994, reflete otimismo com a ata do Copom, a desaceleração da inflação e o avanço político em Washington.
O Ibovespa iniciou esta terça-feira (11) em forte alta, renovando a máxima histórica ao atingir 157 000 pontos e emendando o 15º pregão consecutivo de valorização, uma sequência que não ocorria desde 1994. O avanço reflete o otimismo dos investidores diante dos novos dados de inflação de outubro, da ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e da aprovação, pelo Senado dos Estados Unidos, de uma proposta para encerrar a paralisação do governo norte-americano.
No cenário doméstico, o Copom avaliou que a taxa Selic em 15% ao ano segue adequada para garantir a convergência da inflação à meta. O colegiado, no entanto, reforçou que o patamar elevado deverá ser mantido por um “período prolongado”, conforme consta na ata da 274ª reunião, divulgada nesta terça-feira (11) pelo Banco Central.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou apenas 0,09% em outubro, após alta de 0,48% em setembro, o menor resultado para o mês desde 1998, quando a variação foi de 0,02%. No acumulado de 2024, a inflação soma 3,73%, enquanto a taxa dos últimos 12 meses atingiu 4,68%. Em outubro de 2024, o índice havia subido 0,56%.
Entre as ações de maior peso, os grandes bancos começaram o dia em terreno positivo. O Banco do Brasil (BBAS3) liderava as altas, com ganho de 1,19%, seguido por Santander (SANB11), que subia 1,16%. O Bradesco (BBDC4) avançava 0,84%, enquanto o Itaú (ITUB4) registrava alta de 0,45%. O movimento também era favorável às siderúrgicas, com Usiminas (USIM5) na liderança (+0,93%), seguida por CSN (CSNA3) com +0,72% e Gerdau (GGBR4) com +0,53%.
Cenário internacional
Nos Estados Unidos, o Senado aprovou por 60 votos a 40 o projeto que busca encerrar a paralisação recorde do governo federal, medida que agora segue para análise na Câmara dos Deputados. Apesar do alívio momentâneo, parte do mercado ainda demonstra cautela com a valorização expressiva das ações de tecnologia, que pesa sobre alguns índices.
Às 10h30, o dólar era cotado a 5,28 reais. Para Bruno Yamashita, Analista de Alocação e Inteligência da Avenue isso é consequência do alívio do mercado em relação ao avanço do shutdown. “Isso acaba trazendo um apetite de riscos pra mercado emergentes, o que favorece o Brasil. Isso só não refletiu na bolsa americana por conta das empresas de tecnologia e big techs”, explica Bruno. Enquanto em Wall Street o Dow Jones Futuro registrava leve alta de 0,03%, o S&P Futuro recuava 0,18% e o Nasdaq Futuro caía 0,39%.
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
Vitautas Sakatauskas, o Papai Noel de Osasco, morre aos 84 anos
Perturbada, Nicole Kidman quebra janela após cena de estupro
Saiba como exercícios físicos podem ajudar quem fez a cirurgia bariátrica







